ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Projeto pretende criar cadastro de pessoas com deficiência em MS

Intenção é que registro eletrônico seja usado em programas e assistência para este público

Leonardo Rocha | 11/03/2019 12:42
Evento no dia nacional de luta da pessoa com deficiência (Foto: Arquivo)
Evento no dia nacional de luta da pessoa com deficiência (Foto: Arquivo)

O projeto apresentado por João Henrique Catan (PR) pretende criar um cadastro para pessoas com deficiência, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que com este sistema possam melhorar a assistência e defesa dos direitos deste público, em diferentes setores, que podem ser usadas para programas específicos e políticas públicas.

“Não é possível definir com precisão onde vivem e quais as necessidades das pessoas com defici-ência, informações vitais para que se possam planejar políticas específicas para esse público-alvo”, justifica o autor, que alega que não existem informações precisas sobre este público no Estado.

O deputado citou que estão à disposição apenas estatísticas sobre as pessoas com deficiência, seguindo o censos populacionais, mas não um cadastro específico. “Iremos fazer uma integração, dos sistemas de informação, utilizando inclusive informações coletadas a nível estadual e nacio-nal”, argumentou.

Este registro eletrônico levará o nome de “Cadastro-Inclusão”, sendo disponível para os órgãos públicos. A proposta segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votada em plenário pelos deputados. Caso seja aprovada, ainda passa pelo crivo do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias