ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto prevê internet grátis em municípios de MS

Lidiane Kober | 17/02/2014 13:17
Proposta, segundo Marquinhos, vai de encontro ao plano da União de digitalizar o estudo nas escolas (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)
Proposta, segundo Marquinhos, vai de encontro ao plano da União de digitalizar o estudo nas escolas (Foto: Giuliano Lopes/ALMS)

De olho na inclusão social e no desenvolvimento do Estado, o deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) apresentou Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para garantir à população de Mato Grosso do Sul acesso gratuito à internet. A proposta também vai de encontro ao plano do Governo Federal de digitalizar o estudo nas escolas.

Batizado de Estado Digital, o projeto prevê a implementação de rede de transmissão de dados com acesso à internet para assegurar a participação e a construção de uma cidadania ativa, oferecendo ações como a viabilização na apropriação de tecnologias de informação e da comunicação pela gestão pública estadual à oferta de conteúdos e serviços digitais; promoção do acesso a políticas sociais, valorizando as inovações como forma de otimização da prestação de serviço público.

O projeto também prevê que o Estado Digital, por meio da ciência e tecnologia, fomentará a prática de ações de desenvolvimento nos municípios, promovendo através dos arranjos produtivos a inclusão da comunidade. Parcerias podem ser firmadas com a União, municípios, universidades e sociedade civil organizada na implementação do programa.

Livros digitaisA proposta também visa preparar o Estado na adequação ao Programa Cidade Digital do Governo Federal. Uma das novidades da proposta é uso de livros digitais pelos alunos do Ensino Médio, a partir de 2015. De acordo com o Ministério da Educação e Cultura (MEC), a previsão inicial de aquisição para o ano que vem é de aproximadamente 80 milhões de exemplares para atender mais de 7 milhões de alunos.

“O Projeto de Emenda Constitucional estará indo ao encontro de medidas que promovam a inclusão digital, medidas essas originadas por políticas públicas que na constatação de um problema social, no caso a exclusão digital, tem o escopo de agasalhar por meio de ações concretas a sociedade no âmbito da inclusão digital”, frisou Marquinhos na justificativa do projeto.

A proposta foi subscrita pelos deputados Mara Caseiro (PTdoB), Paulo Corrêa (PR), Professor Rinaldo (PSDB), Marcio Monteiro (PSDB), George Takimoto (PDT), Lauro Davi (Pros), Dione Hashioka (PSDB) e Maurício Picarelli (PMDB).

Nos siga no Google Notícias