ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Projeto que acelera promoções na PM será votado semana que vem

Leonardo Rocha | 19/11/2015 12:53
Deputados decidem por regime de urgência e projeto será votado na semana que vem (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados decidem por regime de urgência e projeto será votado na semana que vem (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto enviado pelo governo estadual, que acelera as promoções de soldados e cabos na Polícia Militar, conseguiu tramitar em regime de urgência, na Casa de Leis, depois de um acordo entre as bancadas partidárias. Com esta medida, a proposta já será votada em plenário, na semana que vem.

O deputado Cabo Almi (PT) fez a solicitação, lembrando que a matéria se trata de um acordo entre a categoria e o governo estadual. Por esta razão, não precisaria de debates maiores na Casa de Leis. Os parlamentares acataram a medida e a proposta entra na pauta na próxima terça-feira (24).

"Se trata de um sonho e reivindicação antiga da categoria, que em acordo com o governo conseguiu esta mudança. Esta conversa partiu de um entendimento, após as negociações sobre o reajuste em maio, em que o executivo prometeu melhorias para os servidores", disse o petista.

Cabo Almi ressaltou que esta adequação ajuda na melhoria salarial, qualidade de vida e dá mais incentivo para aqueles que estão ingressando na Polícia Militar. "Vamos pedir para CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação) agilizar e votarmos na próxima sessão".

Projeto - A proposta reduz de oito para seis anos o tempo de serviço que o soldado precisa, para poder almejar sua promoção a cabo na Polícia Militar. Quando ele completar este período, já poderá almejar a ascensão, que vai depender da realização do curso e abertura de vagas.

De acordo com o presidente da ACS (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar de MS), Edmar Soares, já existem quatro turmas de soldados aptos para esta mudança. O critério que antes era de 60% de antiguidade e 40% de mérito também foi alterado, sendo agora 100% para o primeiro.

No curso haverá seleção interna para apontar aqueles que vão ficar com as vagas. "O governo ainda prometeu a divulgação de um calendário de cursos nos próximos anos", disse Soares.

Na ascensão profissional de cabos para 3° sargento também houve uma mudança e diminuição do tempo, já que hoje se precisa de 12 anos de efetivo na PM e quatro de interstício para promoção de antiguidade. No novo projeto, diminui para 10 anos de efetivo, continuando os quatro (interstício).

Nos siga no Google Notícias