A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

06/07/2011 12:15

Projeto que cria o Fepati/MS pode ser retirado para ser revisto e ampliado

Vanda Escalante e ítalo Milhomem

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jerson Domingos (PMDB) afirmou hoje (06), durante a sessão, que o projeto que cria o Fepati/MS (Fundo Estadual para Aquisição de Terras Indígenas) poderá ser retirado para ser revisto e ampliado. O projeto, já aprovado pelo Legislativo, está no gabinete do governador, aguardando sanção.

Jerson disse que esteve reunido ontem, em Brasília, com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso. Também participaram da reunião o deputado estadual Laerte Tetila e o senador Delcídio do Amaral (ambos do PT). O objetivo do encontro foi apresentar ao ministro o projeto do Fepati/MS, que, segundo Jerson, recebeu elogios de Cardoso por significar que a Assembleia Legislativa está se adiantando na busca de solução para os conflitos indígenas e fundiários no Estado.

Mesmo elogiando o projeto, o ministro sugeriu que os deputados ampliem a proposta a partir de discussões a serem feitas com outras instâncias, como a Advocacia Geral da União, o Ministério Público Federal, o próprio Ministério da Justiça, além de entidades como o Cimi (Conselho Indigenista Missionário), e a Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de mato Grosso do Sul).

Jerson anunciou também que o Legislativo estadual vai passar a integrar o Grupo de Trabalho criado pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) para tratar das questões fundiárias e conflitos com os indígenas no Estado.

Além disso, o presidente da Assembleia também informou que o Ministério da Justiça deverá realizar nova audiência pública sobre as questões de mato Grosso do Sul, passando a considerar também dados levantados pela Famasul, fazendo contraponto com as informações da Funai (Fundação Nacional do Índio), que eram antes a única fonte de subsídios para o Ministério, segundo o deputado.

Temer diz que adiamento da reforma da Previdência foi 'ótimo' para ganhar votos
O presidente Michel Temer procurou mostrar otimismo ao falar sobre a reforma da Previdência ao dar posse ao deputado federal Carlos Marun (PMDB-MS) c...
Diretor da PF entrega ao STF relatório de investigação sobre ministros
O diretor-geral da Polícia Federal, Fernando Segóvia, entregou hoje (15) à ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), um re...
TRE realiza plantão para cadastramento biométrico neste sábado na Capital
O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) realiza neste sábado mais um plantão para atender eleitores de Campo Grande que ainda nã...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions