ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Projeto que cria política de proteção do Pantanal avança no Senado

Proposta foi aprovada na Comissão de Assuntos Econômicos com relatoria do senador Pedro Chaves; proposta dá aos Estados poder de decisão sobre empreendimentos na região

Humberto Marques | 28/11/2017 16:29
Relator de projeto na CAE, Pedro Chaves incluiu duas alterações no projeto de Maggi. (Foto: Divulgação)
Relator de projeto na CAE, Pedro Chaves incluiu duas alterações no projeto de Maggi. (Foto: Divulgação)

A CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado aprovou nesta terça-feira (28) projeto de lei que cria a Política de Gestão e Proteção do Bioma Pantanal. A normativa foi apresentada tendo o mote de reduzir impactos ambientais e proteger a fauna e flora da região, e tem entre suas diretrizes o incentivo ao ecoturismo.

O projeto foi apresentado pelo senador licenciado Blairo Maggi (PP-MT), atual ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e foi relatado pelo senador Pedro Chaves (PSC), que fez alterações ao texto aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, segundo informou a Agência Senado.

A primeira propõe a criação do Fundo Pantanal, com a finalidade de apoiar ações de gestão de áreas protegidas; atividades de controle, monitoramento e fiscalização ambiental; pesquisa para conservação e uso sustentável da biodiversidade; e recuperação de áreas desmatadas e degradadas.

Chaves também alterou o artigo 1º do projeto, que delimita o Bioma Pantanal, especificando-o como uma “área de uso restrito situada nos Estados de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, correspondente às planícies aluviais inundáveis periodicamente, formadas pela bacia do Alto Paraguai”. O detalhamento teve a intenção de evitar questionamentos sobre a área do Pantanal.

O senador sul-mato-grossense pontuou que o projeto tem o mérito de tentar promover a sustentabilidade no uso dos recursos naturais, permitindo que atividades econômicas locais possam ser mantidas no longo prazo. Quanto aos aspectos econômico e financeiro da proposição, ele não encontrou restrição, visto que não há criação de despesas.

Aos Estados – O texto que chegou à CAE também teve removidas algumas proibições, como trechos que vetavam a agricultura que não fosse de subsistência e a pecuária extensiva. Maggi também propunha a proibição de assentamentos rurais no Pantanal e atividades de médio e alto grau de poluição, como o plantio de cana e empresas sucroalcooleiras e carvoarias, além de vetar diques e barragens nos cursos d’água.

Tais impeditivos foram retirados pelo relator na CCJ, Cidinho Santos (PR-MT), porém, não liberam automaticamente tais empreendimentos. Em vez disso, o senador mato-grossense repassou aos Estados a decisão de implementar planos, obras e atividades públicas e privadas no Pantanal, sempre seguindo regras dos Zoneamentos Ecológico-Econômicos de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias