A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

24/03/2016 11:55

Projeto quer suspender a cobrança de tarifa mínima de água e energia

Leonardo Rocha
Deputado Cabo Almi apresentou projeto sobre tarifa mínima em MS (Foto: Assessoria/ALMS)Deputado Cabo Almi apresentou projeto sobre tarifa mínima em MS (Foto: Assessoria/ALMS)

O projeto de autoria do deputado Cabo Almi (PT) prevê a suspensão da cobrança da tarifa mínima de consumo de água e energia elétrica, em Mato Grosso do Sul. A intenção é que seja pago pelo consumidor, apenas pelo que foi utilizado, com a previsão inclusive de penalidades, como multas e ressarcimento, se a ação não for cumprida.

A proposta estabelece que a responsável pelo serviço deve mensurar e identificar na fatura mensal, o que foi utilizado no serviço, para então justificar a cobrança.

"O argumento das empresas é promover manutenção, os custos da operação e a expansão do fornecimento, o que é contraditório, pois se houve a concessão da prestação dos serviços, há o desembolso pelo consumidor do que foi usufruído", disse o autor.

O deputado ainda destaca que deverá se constatar se esta cobrança pode ser caracterizada como uma prática abusiva e ilícita, pois prejudica a condição do consumidor. "Se for isto, trata-se e um descaso e desrespeito com a população”, justificou o parlamentar.

Entre as penalidades está previsto o ato de infração com advertência, multa e ressarcimento ao consumidor. O projeto foi apresentado na Casa de Leis e agora passa pelas comissões permanentes, para depois ser avaliado no plenário pelos deputados. Se for aprovado, segue para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB).



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions