ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Política

Projeto sobre eleição nas escolas teve debate amplo, diz prefeito

Em audiência, o principal questionamento foi em relação à retirada dos Ceinfs do processo eleitoral

Mayara Bueno e Bruna Kaspary | 24/03/2018 11:55
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, durante discurso. (Foto: Marina Pacheco).
Prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, durante discurso. (Foto: Marina Pacheco).

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), ressaltou que discutiu com a ACP (Sindicato dos Profissionais da Educação de Campo Grande) e Câmara dos Vereadores o projeto de lei que prevê eleição para diretor das escolas municipais.

Nesta semana, uma audiência pública na casa de leis terminou sem concesso e com o questionamento do motivo da retirada dos Ceinfs (Centro de Educação Infantil) do processo.

Segundo o chefe do Executivo municipal, essa situação foi acordada com a categoria. Ou seja, a eleição para diretores e diretores-adjuntos das escolas ocorria primeiro e, após um ano, o pleito ocorreria nos Ceinfs.

A mudança seria para avaliar, na primeira eleição, como o processo funcionaria, para depois implementá-la nas creches.

Um dia após a audiência, o primeiro-secretário da Câmara, vereador Carlos Augusto Borges (PSB), anunciou durante a sessão que a proposta foi retirada para ajustes.

Proposta - Conforme o texto enviado no fim do ano passado, a eleição será por voto direto, secreto e paritário. Também deve ser garantida a participação dos segmentos da comunidade nas deliberações do conselho escolar. Nas unidades com até 700 alunos será eleito somente um diretor.

Em número superior e/ou com três turnos de funcionamento serão eleitos diretor e diretor-adjunto.

Para participar do pleito, o professor precisa ser profissional efetivo e estar no exercício há pelo menos cinco anos; estar trabalhando pelo menos um ano na escola que pretende dirigir; possuir formação superior em nível de licenciatura plena e ser pós-graduado na área de educação.

Os mandatos do diretor e do diretor-adjunto serão de quatro anos e a reeleição será permitida "quantas vezes forem de interesse da comunidade escolar".

A eleição nas escolas foi prometida durante campanha do atual prefeito e, ano passado, o chefe do Executivo municipal afirmou que estava fazendo um estudo técnico para apresentar a proposta. Atualmente, a escolha de diretor nas escolas se dá por indicação dos professores da própria rede.

Nos siga no Google Notícias