ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Política

Projeto sobre plebiscito está pronto para votação

Redação | 17/06/2009 09:33

Para o senador Valter Pereira (PMDB-MS), o resultado da votação do projeto apresentado por ele criando um plebiscito para a mudança do horário de Mato Grosso do Sul será um indicativo do que acontecerá com as outras propostas com o mesmo tema.

"O meu projeto já está pronto para ser votado em plenário. Ele vai ter que ser votado primeiro, porque entrou antes, e vai sinalizar como serão as votações das outras propostas. A matéria é polêmica", afirmou Valter Pereira ao Campo Grande News, e pode arquivar outros projetos que tentam implantar a alteração sem qualquer consulta pública.

A proposta já foi aprovada pela Comissão de Assuntos Econômicos, onde atualmente tramitam outros dois projetos sobre o assunto.

Entre os projetos semelhantes, está o do senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) que acaba com os fusos horários dentro do Brasil instituindo uma única hora legal.

Ontem, a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) aprovou o projeto de Arthur Virgílio. A proposta do tucano ainda precisa passar pela Comissão de Relações Exteriores, onde terá decisão terminativa, e precisará ser aprovado também pela Câmara antes de virar lei.

A aprovação relâmpago foi atribuída pelos opositores à idéia como consequência de pressão das grandes redes de televisão, que tiveram de mudar o horário de programa por conta da reclassificação de faixa etária que começou a vigorar no ano passado e trouxe à tona a discussão sobre as diferenças regionais.

Outro projeto com o objetivo de alterar o horário de Mato Grosso do Sul é do senador Delcídio do Amaral (PT-MS). O Campo Grande News tentou falar com o congressista nesta manhã, mas ele estava em uma reunião em Brasília (DF).

O Brasil tem três fusos horários. Além da hora oficial de Brasília, existe o horário usado por Amazonas, Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, com uma hora de atraso em relação à capital federal, e o horário do arquipélago de Fernando de Noronha (PE), uma hora adiantada.

Hoje o assunto foi novamente tema de debates na Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que já realizaou, inclusive, audiência pública sobre a alteração.

Na casa, um grupo defende a mudança, outro é contra, mas 20 dos 24 deputados já assinaram documento, que deve ser enviado hoje ao Senado, onde concordam que uma consulta à população antes.

Nos siga no Google Notícias