ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Promotor conclui inquérito antes da publicação de edital

Redação | 24/11/2009 12:54

O promotor de Justiça Nicolau Bacarji Júnior concluiu em tempo recorde o inquérito instaurado para apurar o desvio de recursos na Prefeitura de Miranda, a 205 quilômetros de Campo Grande. A apuração foi tão rápida, que ele concluiu o processo antes do edital sobre a instauração da investigação ser publicado no Diário Oficial da Justiça.

O aviso foi publicado na edição de hoje do Diário Oficial de Justiça. No entanto, o promotor já tinha concluído o inquérito civil público há 11 dias. Ele informou que gastou 10 dias para abrir o inquérito, ouvir os depoimentos de 10 pessoas, analisar extratos bancários e fazer a degravação de um CD.

Entre os dias 3 e 13 de novembro deste ano, Bacarji Júnior concluiu que seis pessoas estão envolvidas no desvio de R$ 500 mil da prefeitura de Miranda entre os anos de 2007 e 2009. E isentou de responsabilidade o prefeito, Neder Afonso da Costa Vedovato (PSB), a secretária municipal de Administração, Maria Célia da Silva Bompard e Cláudio Mathias.

Alguns inquéritos do MPE levam anos, como é caso da investigação instaurada em 2003 pela promotora da Cidadania de Campo Grande, Sara Francisco Silva, para apurar a morte de pacientes em decorrência de contaminação de bactéria no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian. O inquérito ainda não foi concluído.

A denúncia - O promotor de Miranda denunciou o chefe do Recursos Humanos da prefeitura, Rayfer Almeida Prado, seu pai, João Aparecido do Prado, Thays Neli da Silva Florenzano, Homero Flávio Florenzano, Wilson da Silva Cardozo e Alex Fausto Nantes Cano.

Eles foram alvos de duas ações: por improbidade administrativa e criminal. Na cível, o promotor pediu a indisponibilidade dos bens, a perda da função pública e dos direitos políticos e da reparação dos cofres públicos dos R$ 500 mil desviados.

Na área criminal, eles foram denunciados por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e peculato.

Fantasmas - O promotor acusa Rayfer Prado de incluir fantasmas na folha de pagamento do município para desviar recursos da prefeitura. Em depoimento, ele acusou de ter promovido o desvio a mando do prefeito e da secretária municipal de Administração.

No entanto, o promotor, com base numa conversa gravada entre Vedovato e Prado, descartou qualquer ligação do chefe do Poder Executivo e da secretária.

Nos siga no Google Notícias