ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Promotor pede afastamento de irmão de prefeita de Coxim

Redação | 17/08/2009 17:36

O MPE (Ministério Público Estadual) ajuizou ação civil pública de responsabilidade por atos de improbidade administrativa contra a prefeita de Coxim, Dinalva Mourão (PMDB), e do secretário municipal de Governo, Rafael Garcia de Morais Lemos, irmão da prefeita.

Conforme investigação feita pelo promotor de Justiça do Patrimônio Público e Social de Coxim, Luiz Antônio Freitas de Almeida, antes de assumir como secretário, o irmão da prefeita já exercia serviço na administração pública de forma voluntária.

No entanto, na intenção de que fosse remunerado pelos cofres públicos e escapar do controle judicial contra o nepotismo, a prefeita e seu irmão enviaram ao Legislativo Municipal projeto de lei que criava a Secretaria Municipal de Governo, o qual foi aprovado, com a lei sendo publicada e entrando em vigor. Com a criação da Secretaria, logo foi nomeado e empossado o irmão da prefeita municipal no cargo.

Porém, o Ministério Público sustenta que a nomeação do irmão da prefeita municipal como secretário ofende os princípios de constitucionalidade. Conforme investigação, o município de Coxim passa por crise financeira, reduzindo ao máximo os gastos públicos.

No entanto, incoerentemente, em período de crise, a prefeita optou por criar mais cargos e despesas públicos, nomeando seu irmão, justamente para atender seu interesse particular.

O Ministério Público pediu a exclusão do secretário de Governo da administração pública municipal, e a devolução de subsídios recebidos por ele, além de perda dos direitos políticos de cinco a oito anos, além de multa ou contratação do serviço público por cinco anos. Em medida liminar, pediu-se o afastamento imediato do secretário municipal de Governo de seu cargo.

Nos siga no Google Notícias