ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

Proposta do monopólio da investigação será votada em 26 de junho

Aline dos Santos | 04/06/2013 13:07

A PEC 37 (Proposta de Emenda à Constituição), que dá à Polícia o monopólio da investigação criminal, foi incluída na pauta de votação do dia 26 de junho. De acordo com o Conamp (Associação Nacional dos Membros do Ministério Público), a redação final do texto, reelaborada pelo Grupo de Trabalho e Aperfeiçoamento da Investigação Criminal, será apresentada em 20 de junho.

A polêmica tem origem no projeto apresentado pelo deputado federal e delegado Lourival Mendes (PTdoB/MA). A proposta prevê que a investigação criminal seja feita “privativamente” pelas polícias federal e civil. O autor do projeto justifica que “faltam regras claras definindo a atuação dos órgãos de segurança pública”.

Caso a mudança na Constituição Federal seja aprovada, perdem o direito a essa modalidade de investigação órgãos como MPE (Ministério Público Estadual), MPF (Ministério Público Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal), TCU (Tribunal de Contas da União) e TCE (Tribunal de Contas do Estado). Caso, por exemplo, durante investigação civil do Ministério Público, surjam casos na esfera criminal, o procedimento deve ser repassado a policiais.

Nos siga no Google Notícias