A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 23 de Agosto de 2017

15/10/2014 23:47

Proposta que altera o nome do Pantanal trâmita no Congresso Nacional

Ludyney Moura

Uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que visa substituir a expressão “Pantanal Mato-Grossense”, presente na Carta Magna do país, por apenas “Pantanal”. O projeto, de autoria do deputado federal Fábio Trad (PMDB), está em tramitação na Câmara Federal.

"Isso não teria maior importância se o uso da expressão Pantanal Mato-Grossense não gerasse frequentes mal entendidos que, não raro, desagradam profundamente à população do Estado do Mato Grosso do Sul", justifica o parlamentar.

A proposta ainda aguarda um parecer da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania) da Casa de Leis. “Note-se que a maior parte do bioma Pantanal está, na verdade, localizada no Mato Grosso do Sul, e não no Mato Grosso. Entretanto, o termo Pantanal Mato-Grossense pode induzir – e de fato induz -, o interlocutor desavisado a acreditar que o bioma está localizado no Estado do Mato Grosso, o que é apenas parte da verdade (e, de fato, a menor parte)”, pontua Fábio.

Segundo o deputado, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considera a existência de seis biomas continentais no país, a Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal, que nada mais são do que um conjunto de vida, vegetal e animal, constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e inidentificáveis em escala regional com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria.

Fábio Trad argumenta que a expressão “Pantanal Mato-Grossense", foi adotada na Constituição pelo razão do fato de que até 1979 o Pantanal estava totalmente localizado em território mato-grossense. Naquele ano, porém, houve a divisão, com a criação de Mato Grosso do Sul, onde hoje se concentra a maior parte do bioma pantaneiro.

 

Câmara adia de novo votação da PEC que cria distritão e fundo eleitoral
Após várias tentativas de votação nesta terça-feira (22), a análise da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 77/03, que altera o sistema político-e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas de Estados e municípios com o INSS
A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira, 22, em plenário, a medida provisória 778/2017, que permite Estados e municípios parcelarem...
Votação da PEC do fim das coligações será retomada nesta quarta-feira
A Comissão Especial da PEC 282/2016, que propõe o fim das coligações partidárias e estabelece cláusula de barreira, teve que suspender o processo de ...



Meu iluminado Deputado, o senhor não tem algo mais interessante para propor?
Comece propondo uma lei para encarcerar políticos corruptos, veja o exemplo de Naviraí, soltaram um corrupto por ser advogado e não ter no município, cela específica para advogado. Deputado, lembro ao Senhor que o povo está observando tudo.
 
Sato em 16/10/2014 12:05:23
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions