ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Política

Proposta sobre armas não letais nas escolas já recebe críticas

Projeto foi apresentado na Assembleia e será avaliado pelos deputados em duas votações

Leonardo Rocha | 20/03/2019 13:05
Projeto sobre armas não letais será discutido na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)
Projeto sobre armas não letais será discutido na Assembleia (Foto: Assessoria/ALMS)

A proposta do deputado João Henrique Catan (PR) que defende a utilização de armas não letais nas escolas, por parte dos funcionários, já começa a receber críticas dentro da própria Assembleia. Alguns parlamentares entendem que a unidade escolar não deve usar estes apetrechos e sim ter vigilância e segurança dos órgãos competentes.

Escola não é lugar de armas, mesmo que sejam não letais, já que se trata de um lugar de ensinamentos e educação. A proteção e cuidado precisa vir do poder público e não dos próprios funcionários no ambiente de trabalho”, disse Cabo Almi (PT), adiantando que não deve concordar com a proposta do colega.

Outros deputados também entendem que outras medidas podem ser adotadas, sem precisar armazenar armas dentro das unidades escolares. A proposta foi apresentada ontem (19) e agora vai seguir para as comissões, antes de ser votada em plenário. Ela defende que o governo estadual compre as armas, que ficarão dentro das dependências das escolas, e serão usadas em casos de emergência, por funcionários que passarão pelo devido treinamento.

O autor alega que para dispor das armas, as escolas vão precisar acionar a Secretaria de Educação, requisitando tais aparelhos e que vai necessitar de uma autorização da associação de pais e mestres. “Ninguém vai obrigar a escola a dispor deste aparato, vai ter que ser uma decisão da comunidade escolar, que deseja esta proteção pessoal”.

Catan citou que entre as armas não letais, está o gás lacrimogêneo, lançador de choque e spray de pimenta, entre outros itens. “Será uma forma de defesa em uma situação de emergência, o que vimos em Suzano, foi vários funcionários diante dos assassinos, sem qualquer alternativa para se defender, impotentes com a situação”, argumentou.

Legalidade – Questionado se a proposta pode ser considerada “inconstitucional”, por trazer despesas extras ao governo estadual, além de ser proposta pelo legislativo, o autor disse que já está preparado “juridicamente” para defender o projeto, e que vai esperar o momento adequado para apresentar as justificativas. “Vamos mostrar que tais medidas são legais”.

Nos siga no Google Notícias