ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Política

Reinaldo critica uso de verbas federais do esporte e cultura na segurança

Governador afirma que segurança pública precisa de verbas, mas não às custas de setores que também ajudam a coibir a criminalidade

Humberto Marques e Leonardo Rocha | 16/06/2018 13:52
Governador voltou a defender a blindagem das fronteiras como forma de enfrentar o crime organizado. (Foto: Saul Schramm)
Governador voltou a defender a blindagem das fronteiras como forma de enfrentar o crime organizado. (Foto: Saul Schramm)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) criticou neste sábado (16) a criação do Susp (Sistema Único de Segurança Pública), anunciado nesta semana pelo presidente Michel Temer, por direcionar para o setor recursos que deveriam ser carreados para a educação e a cultura. Além disso, ele voltou a defender o fechamento das fronteiras como meio de coibir a atuação de facções criminosas.

Temer sancionou na segunda-feira (11) a lei que cria o Susp, prevendo diretrizes para a atuação conjunto de órgãos federais, estaduais e municipais em ações de segurança pública. O sistema será financiado com recursos de loterias federais –que já abastecem a educação, a cultura e o esporte– e terá um plano de ação apresentado até o fim deste ano.

“Essa ação é uma ilusão, porque está retirando recursos de áreas como esporte e cultura para se investir na segurança. É uma fórmula errada”, pontuou Reinaldo, na chegada à feijoada do grupo #Tamojunto no Clube Estoril.

Segundo o governador, seria mais útil criar uma estrutura própria de financiamento da segurança nos Estados –responsáveis pelas polícias militares e civis–, “mas sem prejudicar as outras áreas, porque o esporte e a cultura também ajudam a coibir a violência”, por meio de ações inclusivas e focadas na infância e juventude.

Crime organizado – O governador também comentou ações recentes atribuídas ao crime organizado no Estado –que incluíram o atentado ao prefeito de Paranhos, Dirceu Bettoni (PSDB), baleado ao chegar à sua residência; operações de combate ao tráfico e o contrabando de cigarros; e operações policiais de enfrentamento a líderes de facções dentro dos presídios. Ele voltou a defender o fechamento das fronteiras como forma de enfraquecer as organizações que atuam à margem da lei.

“A única forma de combater esses crimes seriam blindando as fronteiras do Estado. Ia ajudar muito no combate às facções criminosas”, pontuou Reinaldo. O governador frisou que sua gestão “está fazendo a parte dela”, com investimentos no setor. “Tanto que houve aportes superiores a R$ 100 milhões por meio do MS Mais Seguro”.

Nos siga no Google Notícias