ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Reinaldo cumpriu mais da metade das promessas, mostra pesquisa

O chefe do Executivo de Mato Grosso do Sul é o quarto no ranking nacional feito pelo G1

Liniker Ribeiro | 10/07/2018 08:28
Reinaldo diz que a crise dificultou, mas não impediu os avanços da administração estadual.  (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Reinaldo diz que a crise dificultou, mas não impediu os avanços da administração estadual. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

O governo de Mato Grosso do Sul mais uma vez é destaque dentre as administrações estaduais. Levantamento feito pelo G1 aponta Reinaldo Azambuja (PSDB), cujo mandato soma 3 anos e meio, é o quarto do país que mais cumpriu promessas feitas durante a campanha para as eleições de 2014.

A avaliação dos governadores é atualizada pelo G1 anualmente. A última análisa, divulgada nesta segunda-feira (9), mostra que das 23 promessas de campanha feitas por Reinaldo, 16 foram efetivadas, sendo 12 delas integralmente. Apenas 7 dos compromissos ainda não foram totalmente concluídos.

O levantamento ressalta ainda que a administração estadual conseguiu manter atividades mesmo diante da crise que atingiu o país nos últimos anos.

Dentre as promessas listadas no programa de governo de Azambuja que foram efetivadas está o pagamento do piso nacional para professores, que atualmente recebem R$ 3.701,57, quando no país é de R$ 2.455,35.

A implantação do sistema de promoção por mérito para servidores estaduais, implantado em 2017, também aparece entre os compromissos cumpridos. O programa Gestão por Competências foi regulamentado pelo decreto 14.719/2017 e beneficia em torno de 26 mil servidores, segundo o governo, com planos de carreira consistentes e democráticos.

Na área da saúde, a construção do Hospital do Trauma e a realização da Caravana da Saúde, que atualmente oferece consultas, exames e procedimentos cirúrgicos para pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde), estão entre os destaques.

Só a Caravana foi responsável por mais de 47 mil procedimentos, contribuindo para diminuir – e até zerar - uma fila de espera de anos.

O levantamento, que classificou as promessas de governo em “cumpriu”, “em parte” e “não cumpriu” destaca que 52,17% dos compromissos foram efetivados, o que deixa o Estado atrás apenas das administrações do Maranhão (64,86%), Goiás (63,63%) e São Paulo (55,88%).

Nos siga no Google Notícias