ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Ao som do chamamé, Reinaldo apresenta revitalização da Colônia Paraguaia

Adriano Fernandes e Humberto Marques | 06/07/2018 21:28
Governador e equipe de governo durante as comemorações da noite. (Foto: Humberto Marques)
Governador e equipe de governo durante as comemorações da noite. (Foto: Humberto Marques)

Com direito a polca paraguaia e muito chamamé, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) apresentou na noite desta sexta-feira (06) o plano de revitalização do endereço que é o principal reduto dos paraguaios na Capital. 

O projeto ambicioso propõe transformar a Colônia Paraguaia, no bairro Pioneiros, em um dos pontos turísticos da Capital. Com direito a estacionamento próprio, dois salões de festa, praças, salas multiuso para dança e idiomas, praça de alimentação e monumento do artista plástico Anor Pereira. 

A última reforma na associação foi feita ainda no ano de 2001, durante o governo de Zeca do PT. De lá para cá o endereço foi padecendo a ação do tempo“Foram 17 anos para chegar até este momento e o Governo do Estado vai ser o único financiador do projeto. Isso mostra a credibilidade que a Colônia Paraguai alcançou”, comentou o presidente da Colônia, Albino Romero.

O projeto foi idealizado pela arquitetas Deize Bigolin, Thaila Heinann e Mariane Romero. Durou cerca de nove meses o período para a documentação da revitalização, junto à prefeitura, e as obras começarão em breve. O repasse total para a reestruturação será de R$ 1,4 milhão em sete parcelas de R$ 200 mil.

Público curtindo o baile na colônia, esta noite (06). (Foto: Humberto Marques)
Público curtindo o baile na colônia, esta noite (06). (Foto: Humberto Marques)

“O Governo tem sempre buscado apoiar a cultura do nosso Estado, então é um projeto que busca resgatar, melhorar e estruturar a Colônia Paraguaia. É uma noite de festa e celebração”, comemorou Azambuja. Durante a noite, além das músicas e danças típicas da cultura paraguaia também haverá show com Dino Rocha e Canto Guarani. 

“O Paraguai é o pais que tem as mais importantes relações internacionais, territoriais, sociais e politicas com MS e Campo Grande em especial, tem uma relação cultural muito forte com o país vizinho. É a grande Capital da América do Sul”, comparou secretário de Cultura, Athayde Nery.

Estima-se que em Mato Grosso do Sul a comunidade paraguaia seja de 300 mil pessoas, entre migrantes e seus descendentes. Só na Capital, são cerca de 100 mil paraguaios, tanto descentes e os legítimos. Comunidade que prestigia as festas no endereço que só aos finais de semana, chega a movimentar 10 mil pessoas.

A Colônia Paraguaia fica na Rua Ana Luísa de Souza, 610, Pioneiros.

Nos siga no Google Notícias