ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 21º

Política

Reinaldo alega regra eleitoral para vetar lei que daria isenção em concurso

Lei proíbe concessão de bens e benefícios por parte da administração a três meses da votação

Mayara Bueno | 10/07/2018 07:58
Candidatos na frente de unidade da UFMS em dia de concurso público. (Foto: Saul Schramm/Arquivo).
Candidatos na frente de unidade da UFMS em dia de concurso público. (Foto: Saul Schramm/Arquivo).

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vetou o projeto de lei que previa isenção de inscrição em concurso público para quem é doador ou receptor de rim. Segundo o Diário Oficial do Estado desta terça-feira (dia 10), a justificativa para o veto é impedimentos da lei eleitoral.

"De forma clara, a Lei nº 9.504/97 prevê que, no ano das Eleições, fica proibida a distribuição gratuita de bens, valores ou benefícios por parte da Administração Pública". O chefe do Executivo estadual é candidato à reeleição este ano, por isso se enquadra na regra.

A situação descrita, com a concessão de benefícios, só seria possível em casos de "calamidade pública, de estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior".

A medida foi aprovada na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em abril deste ano. Proposta pelo deputado Felipe Orro (PSDB), a lei tinha a intenção de incentivar as pessoas a doarem.

Em Campo Grande, a medida já é válida. Neste caso, a isenção deverá ocorrer exclusivamente nos concursos públicos propostos pelo município.

Nos siga no Google Notícias