ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Política

Reinaldo entrega equipamentos de manutenção de estradas para 15 prefeitura de MS

Segundo o governador, o maquinário dará autonomia para que os municípios realizem o trabalho de conservação

Flávio Veras | 21/12/2021 16:47
Reinaldo observe umas das máquinas que serão entregues para as prefeituras do Estado. (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Reinaldo observe umas das máquinas que serão entregues para as prefeituras do Estado. (Foto: Governo de MS/Divulgação)

O Governador Reinaldo Azambuja (PSDB) entregou, na tarde de hoje (21) 15 máquinas à prefeituras de Mato Grosso do Sul do programa Prosolo, que tem o objetivo de auxiliar no patrolamento de estradas municipais. Segundo Reinaldo, esse primeiro lote faz parte do montante de 1.400 equipamentos, que vão desde caminhões, retroescavadeiras, escavadeiras mecânicas e motoniveladoras.

O objetivo é contemplar os 79 municípios do Estado.

O programa tem tem a função de promover ações para a implementação de sistemas de recuperação e conservação desses recursos naturais, através da identificação das principais causas da degradação e da integração entre as práticas de manejo em áreas de produção agropecuária.

Ou seja, para Reinaldo é dar autonomia para que as prefeituras realizem as manutenções necessárias das estradas agrícolas.

 "Vamos entregar essas máquinas da Linha Amarela, para todos os 79 municípios. Compramos 1400 máquinas, e vamos entregar 360. E conforme for chegando, vamos entregando, toda semana terá entrega", projetou Reinaldo.

Ainda conforme o governador, a medida é realizada com recursos próprios do Estado, mas também conta com o apoio dos parlamentares federais, que destinam emendas para projetos da agricultura familiar.

“Quando eles conseguem as emendas, os parlamentares me perguntam onde posso destinar esse montante. Eu falo para eles demandarem a agricultura familiar. Já nós, juntamos todo esse orçamento extra, engrossamos o caldo e fizemos a aquisição desses equipamentos. Esse movimento vai fortalecer muito o pequeno produtor e os municípios, que dependem diretamente do fortalecimento do agronegócio”, disse o governador.

Recuperação de maquinário - Reinaldo revelou ainda que o Prosolo também pretende, com recursos da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), realizar a recuperação do maquinário já existente no município. Segundo eles, eles auxiliam os assentamentos e os indígenas que produzem em suas terras.

“Nós iremos fazer o cascalhamento nas vias de acesso de vários assentamentos. Além disso, iremos arrumar aquele trator velho, que tem algum problema mecânico, para auxiliar as aldeias que produzem alimentos em nosso Estado. É um projeto realizado por vários parceiros e que abrange uma gama enorme de munícipes de Mato Grosso do Sul”, disse Reinaldo.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, para ele é importante destacar a grandeza dessa primeira entrega, pois dá para as prefeituras o suporte para que elas tenham autonomia para, adequadamente, fazer toda a manutenção necessária de infraestrutura em seus municípios.

“Nós identificamos, mas o grande problema que temos é o assoreamento de rios, está ligado diretamente a manutenção de estradas. Como elas são mais baixas do que o nível das propriedades rurais, acabam sendo um grande canal de escoamento da águas de chuvas, e junto com ela detritos e lama que vão para nos leitos dos rios”, analisou.

Ainda de acordo com Verruck, o programa é inédito no Mato Grosso do Sul, já que irá contemplar os 79 municípios do Estado. "Não temos alguns outros programas, porém esse que atende todas as cidades, ou seja, é uma medida audaciosa e que nunca foi realizado em Mato Grosso do Sul.

Ainda de acordo com Verruck, a expectativa é entregar todos os equipamentos de manutenção até outubro de 2022. Porém, a pandemia vem gerando falta de alguns de suprimentos para a produção desse maquinário.

“O mundo vive hoje uma falta de manufatura para veículos, sejam eles de passeio ou de trabalho. O principal déficit se dá em componentes eletrônicos, onde a indústria tecnológica não está conseguindo suprir a demanda. Por exemplo, essas máquinas de hoje ficaram dois meses paradas no pátio da indústria devido a falta de pneus. Ou seja, esperamos que no ano que vem isso não ocorra", encerrou Verruck.

Governador Reinaldo no centro do palco da solenidade de entrega do maquinário (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Governador Reinaldo no centro do palco da solenidade de entrega do maquinário (Foto: Governo de MS/Divulgação)

Municípios contemplados - De acordo com informações do governo do Estado, na aquisição desses equipamentos foram investidos quase R$ 10 milhões, que são: 14 motoniveladoras foram enviadas para os municípios de Água Clara, Amambai, Angélica, Batayporã, Bonito, Caracol, Coronel Sapucaia, Douradina, Figueirão, Jardim, Novo Horizonte do Sul, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo e Taquarussu. E uma retroescavadeira foi entregue para Miranda.

Foram entregues 14 motoniveladoras e uma retroescavadeira. (Foto: Governo de MS/Divulgação)
Foram entregues 14 motoniveladoras e uma retroescavadeira. (Foto: Governo de MS/Divulgação)

Além do governador e de Verruck, também participaram da solenidade de entres Também participaram da entrega os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Sérgio de Paula (Casa Civil), Ricardo Senna (adjunto da Semagro) e Pedro Caravina (adjunto da Infraestrutura); o diretor-presidente da Agraer, André Borges; o senador Nelsinho Trad; o deputado federal Luiz Ovando; e a deputada estadual Mara Caseiro.

Além deles, prefeitos e demais lideranças das cidades beneficiadas.

Nos siga no Google Notícias