ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Reinaldo pede ajuda do MPE para definir ações para combater o crime

Ludyney Moura | 06/11/2014 16:41
Reinaldo pede ajuda do MPE para definir ações para combater o crime

O governador eleito do Estado, Reinaldo Azambuja, acompanhado da vice-governadora, Rose Modesto, ambos do PSDB, se reuniram na tarde desta quinta-feira (6) com o procurador Geral de Justiça, Humberto Brittes, para tratar das prioridades de sua gestão e convidar o MPE (Ministério Público Estadual) para participar efetivamente em seu governo, principalmente na área de segurança pública.

“Viemos convidar o Ministério Público a nos ajudar no governo, principalmente nas áreas de transparência, como o Portal de Transparência, e na construção de políticas de segurança pública para o Estado”, declarou Reinaldo.

O chefe do MPE revelou que está é a primeira vez que um governador solicita apoio da instituição para participação na gestão. “Recebemos esse convite com muita satisfação. O Reinaldo Azambuja está quebrando paradigmas procurando, junto ao Ministério Público, apoio logístico para combater a criminalidade, em todos os níveis”, disse Brittes.

O governador eleito também convidou o MPE para integrar sua equipe de transição governamental, que, segundo ele, será apresentada até a próxima segunda-feira (10). “Os partidos já apresentaram nomes e agora vamos identificar as pessoas que podem fazer parte. O grupo será por segmentos e áreas específicas de governo”, frisou o tucano.

Encontro com a bancada – Reinaldo também falou sobre a discussão que teve com os oito deputados federais do Estado e dois senadores. Ele prometeu dobrar os recursos oriundos das emendas parlamentares.

De acordo com o tucano, a prioridade é equipar e custear os hospitais regionais do interior, nas cidades de Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Aquidauana, e concluir as unidades de Dourados e Três Lagoas.

“Além da saúde, falamos sobre infraestrutura, na questão de substituição das pontes de madeira por pontes de concreto, e sobre os arranjos produtivos para beneficiar o pequeno produtor, implementando sua produção. Vamos ter de sacrificar algumas coisas de infraestrutura para investir em saúde e segurança”, destacou.

Relação institucional – Durante o encontro, o novo governador revelou que sua maior preocupação é “a recessão e retração econômica do país”. Prometeu manter o aumento no repasse do duodécimo feito ao MPE, e prometeu alternativas para reduzir o custo da máquina pública.

“Vamos buscar reduzir os cargos em comissão e valorizar o servidor efetivo. Às vezes menos pessoas e mais tecnologia já desempenham bem a função”, afirmou Reinaldo, que revelou que já está construindo uma base de apoio, tanto na bancada federal, quanto na Assembleia Legislativa.

Dívida interna – Apesar de argumentar que seu governo, e sua responsabilidade, só começa em 1º de janeiro de 2015, Azambuja disse que espera que o Governo Federal sanciona a medida que altera o indexador da dívida do Estado.

Segundo ele, a dívida de Mato Grosso do Sul com a União está na casa dos R$ 7 bilhões. O tucano cogita a possibilidade de vender os títulos da dívida para fundos de investidores estrangeiros, medida que já foi adotada por outros entes da Federação, como alternativa para diminuir a taxa de juros sobre saldo devedor.

Reuniões – Depois se reunir com a executiva nacional tucana, com a bancada federal e com o MPE, Reinaldo revelou que pretende se encontrar também com representantes do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e TCE (Tribunal de Contas do Estado).

Um novo encontro dos governadores eleitos do PSDB está sendo agendado por Geraldo Alckimin, reeleito para o governo paulista. A intenção é que os tucanos alinhem os pedidos a serem apresentados à presidente Dilma Rousseff (PT).

Na pauta estão questões ligadas às áreas de saúde, integração das forças policiais visando a segurança na fronteira e infraestrutura e logística de transporte, de interesses também de Estados vizinhos, como Mato Grosso, São Paulo e Paraná, estes dois últimos também sob o comando do PSDB.

Nos siga no Google Notícias