ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Política

Reinaldo quer força conjunta para repasses da Lei Kandir aos estados

Governadores vão fazer uma "força-tarefa" para cobrar estes recursos atrasados da União

Leonardo Rocha | 06/08/2019 15:11
Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante reunião do Fórum (Foto: Divulgação/Governo MS)
Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), ao lado do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), durante reunião do Fórum (Foto: Divulgação/Governo MS)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) defende o ressarcimento da União aos estados, devido ao prejuízo com a desoneração de impostos, na exportação de produtos primários. As indenizações referentes aos anos de 2018 e 2019 estão atrasadas.

Para defender esta pauta, foi criada uma “força-tarefa” para cobrar estes valores da União, durante reunião do Fórum Nacional de Governadores, em Brasília. Esta comissão especial vai entrar em contato com as autoridades para buscar uma solução.

“Vamos montar essa equipe. Eu gostaria que Mato Grosso do Sul fizesse parte porque nós estamos tendo uma grande perda e está aumentando a cada ano, conforme aumentam as exportações dos produtos (primários)”, disse o governador.

Reinaldo espera que com esta “mobilização” possa ser apresentado um projeto no Congresso Nacional, que obrigue a União a fazer este ressarcimento. Para o tucano, os governadores precisam fazer esta “pressão”, para conseguir os recursos ainda neste ano.

Ele ainda citou que existe uma “sinalização” do Ministério da Economia para acabar com a “Lei Kandir”, por isso a necessidade de fazer tal cobrança (União) antes que isto seja concretizado.

Reforma - Outro tema abordado é a inclusão dos estados e municípios na reforma da previdência, para que tenham as mesmas regras dos servidores federais. O projeto irá passar por segunda votação na Câmara dos Deputados e depois segue ao Senado.

No encontro em Brasília segue durante todo o dia. Além do governador, também participam da reunião o secretário estadual de Governo, Eduardo Riedel e o chefe do Escritório de Relações Institucionais, Pedro Chaves.

Nos siga no Google Notícias