ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Política

Reinaldo se diz confiante em proposta de Paulo Guedes para pacto federativo

Minuta foi apresentada nesta quarta-feira pelo ministro durante reunião com lideranças do Senado

Marta Ferreira e Fernanda Palheta | 21/08/2019 13:12
Mudanças propostas vão fortalecer relação entre estados, municípios e União, acredita Reinaldo Azambuja. (Foto: Chico Ribeiro)
Mudanças propostas vão fortalecer relação entre estados, municípios e União, acredita Reinaldo Azambuja. (Foto: Chico Ribeiro)

Foi com otimismo que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) manifestou-se nesta manhã sobre a minuta apresentada ontem pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, com a proposta para mudanças no pacto federativo, nome dado ao conjunto de leis regulando as relações entre União e Municípios, principalmente a divisão de recursos públicos. “Estou confiante que virão algumas medidas que fortalecem o pacto federativo entre municípios, estados e o governo federal”, disse o governador, durante reunião em Campo Grande para discutir os investimentos para a concretização da rota bioceânica, caminho mais rápido para o Oceano Pacífico.

Indagado se põe fé de que o projeto vai ser do papel, Reinaldo respondeu com a frase em tom de confiança. O governador comentou alguns itens da proposta de Paulo Guedes já tornados públicos, como por exemplo a repartição de recursos do pré-sal, cuja previsão é de transferência de R$ 21 bilhões a estados e municípios todo ano. “Mais que isso, tem a securitização das dívidas, o Fundeb (fundo que financia a educação) e a Lei Kandir”, citou Reinaldo.

Em relação à Lei Kandir, a expectativa de governadores e prefeitos é que a medida legal, em vigor desde 1997, tenha mudanças substantivas para acabar com o que é definido como uma espécie de “sangria” nos cofres públicos estaduais e municipais, ao isentar de imposto produtos primários destinados às exportações. Azambuja acredita que a apresentação deve ocorrer até semana que vem ao presidente do Senado.

Conversa – Paulo Guedes se reuniu por 4 horas com líderes do Senado nesta terça-feira (20) sobre a proposta. Segundo a estimativa apresentada por ele, as medidas em estudo são capazes de render transferências de meio trilhão para prefeituras e governos nos próximos 15 anos.

Os três senadores de Mato Grosso do Sul, Nelson Trad Filho (PSDB), Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke participaram da reunião.

Nos siga no Google Notícias