ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Política

Reinaldo se reúne na próxima terça com presidente do Senado e da Câmara

Em discussão, 6 prioridades estabelecidas pelos governadores para socorro financeiro aos estados.

Ângela Kempfer e Fernanda Palheta | 04/05/2019 11:09
Governador em entrevista na manhã deste sábado. (Foto: Fernanda Palheta)
Governador em entrevista na manhã deste sábado. (Foto: Fernanda Palheta)

O governador Reinaldo Azambuja volta à Brasília na próxima terça-feira para reunião entre governadores e os presidentes da Câmara de Deputados e do Senado Federal. Em pauta, estarão as seis prioridades colocadas pelos estados para superar a crise financeira generalizada no poder executivo.

Um dos principais pontos, segundo Reinaldo, será a divisão do valor arrecadado pelo governo federal com a cessão onerosa dos novos leilão de poços de petróleo

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já aceitou vincular o apoio à reforma da Previdência à tramitação do projeto de lei da cessão onerosa. Assim, haveria distribuição da verba obtida com o leilão de áreas do pré-sal para estados e municípios.

O governador de Mato Grosso do Sul diz que entende que o momento não é bom para nenhuma esfera, inclusive para a união. Mas lembra que é urgente a ajuda aos estados e municípios. “A gente entende que o Brasil passa por um grave momento fiscal. Se olhar o aumento do desemprego a baixa arrecadação federal, de estados e municípios, a gente percebe que o momento é difícil para todos”, analisou.

Sobre a distribuição dos valores do pré-sal, Reinado diz que espera que isso se concretize, mas insiste na reformas propostas pelo governo Bolsonaro. “Nós temos de estar juntos no avanço das reformas, o que pode melhorar a economia e o governo poderá ajudar os estados. Do jeito que está hoje, fica difícil até de partilhar alguma coisa", argumentou.

A divisão do pré-sal virou disputa judicial entre União e estados. O governo federal e o TCU (Tribunal de Contas da União) apontam como único direito à União, mas os governadores usam a Constituição para defender que parte do montante seja compartilhado com os entes federados. Só um projeto de lei, na visão dos governadores, pode resolver o impasse.

As outras prioridades estabelecidas pelos estados no último encontro de governadores, realizado em abril, são renovação o Fundeb (Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização do Magistério), pagamento de compensações da Lei Kandir (que desonera produtos primários voltados à exportação), a securitização da dívida dos Estados (que permite a negociação de títulos) e o chamado Plano Mansueto, batizado de Plano de Equilíbrio Fiscal, um plano federal de ajuda aos Estados menos endividados que leva como apelido o nome do seu criador, o secretário do Tesouro Nacional Mansueto Almeida.

Nos siga no Google Notícias