A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

02/07/2013 13:30

Relatório indica falta de alimentos e uso de sobras na merenda na Reme

Jéssica Benitez

Um relatório da Comissão Permanente de Educação e Desporto da Câmara Municipal de Campo Grande, presidida pela vereadora Carla Stephanini (PMDB), foi entregue à Mesa Diretora da Casa de Leis na manhã desta terça-feira para que as devidas providências sejam tomadas.

O documento revela inúmeras irregularidades após visitas realizadas no período de 10 a 12 de junho, nas Escolas Municipais “Frederico Soares” Vila Popular, “Irmã Irma Zorzi” Vila Coutinho, “João Cândido de Souza” Bairro Jardim Anache, “Elpídio Reis” Mato do Jacinto, “Profª Danda Nunes” Vivenda do Bosque e “Arlene Marques de Almeida” Jardim Canguru.

O levantamento confirma fatos noticiados nos últimos meses por veículos de comunicação da Capital, além de ressaltar denúncias feitas por pais e funcionários da rede municipal de ensino. Alimentos como frango, carne, peixe, ovos, chocolate em pó, frutas e verduras estão em falta nas unidades escolares.

“O desabastecimento das escolas com a devida merenda escolar está prestes a ensejar um estado de calamidade na alimentação dos alunos da Rede Municipal, que são detentores de direito a uma alimentação saudável e de qualidade”, diz o relatório.

Durante a inspeção foi detectado que pacotes de feijão foram entregues com data próxima ao prazo de validade e, por isso, tiveram que ser devolvidos. Outro episódio degradante relatado pela comissão foi a utilização de carne moída e salsicha que sobraram de uma festa junina para incrementar a merenda.

Os vereadores solicitaram o envio de cópias do relatório ao MPE (Ministério Público Estadual), bem como ao Conselho Municipal de Alimentação Escolar, para conhecimento e providências.

Resposta – A declaração que o prefeito da Capital, Alcides Bernal (PP), fez hoje ao Campo Grande News vai de encontro com o que está escrito no documento. O chefe do Executivo garante que o fornecimento de alimentos às escolas municipais e Ceinfs (Centro de Educação Infantil) de Campo Grande está devidamente regular.

“Só tem uma diferença com o passado, agora os alimentos têm qualidade”, disse Bernal fazendo insinuando que durante a gestão do ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) a merenda oferecida não era de boa qualidade.



Não adianta ficar falando que se dimunuirem o café dos vereadores e se corta isso ou aquilo vai sobrar mais para a merenda escolar. A merenda é verba federal complementada com recursos próprios que não faz parte do duodécimo da câmara. O que se tem que cobrar é o investimento correto de cada verba e fazer valer cada centavo.
Por outro lado também ja vi muito desperdício, as merendeiras fazem muita comida e jopgam foram pois não pode servir merenda esquentada e às vezes falta, isso porque não verificam a quantidade de alunos em sala.
Ou seja, a falta de gestão está em acontecendo em todas as esferas tanto no poder executivo como a gestão da direção que tem que ver tudo isso.
 
Maria Souza em 05/07/2013 00:01:05
O povo não vê que os processos de alimentação e outros que estão dando problema foram criados na administração do Nelson Trad, e que o mesmo é o responsável por esses problemas da capital como: Merenda de péssima qualidade, ruas esburacadas sem falar o caos da saúde. Se existe um culpado é o Nelson Trad e a Cambada de Vereadores que só pensavam em mamar nas custas do povo, eles não olharam para a população e deixou os processos administrativos atrasarem para prejudicar o Bernal. E essa cambada de vereadores comprados ao invés de trabalhar ficam implicando com o Bernal. O engraçado é que na época do Nelsinho eles não fiscalizavam nada. ESTAVA TUDO MUITO BEM NÉ!!!!
 
Lidiane maciel em 03/07/2013 11:22:26
Na antiga administração o 1° mês letivo era cachorro quente com um copo de leite e nem um vereador na época deu as caras nas escolas ou creches com esse estardalhaço todo, porque será em ?
 
jonas alves em 03/07/2013 10:56:03
Tem pessoas que devem ser funcionários, ou também fazem parte desses que "mamam" no dinheiro publico, pois não sabem o que passam muitas crianças, que muitas vezes essa é a unica refeição que fazem durante o dia. Eu fiz um desafio a esses vereadores e continuo fazendo: EU DESAFIO OS VEREADORES OU PREFEITO A FAZER UM CAFE DA MANHA NO PADRÃO QUE ELES TOMAVAM NA CÂMARA , MAS ISSO NUMA CRECHE OU ESCOLA , NUM CENTRO DE IDOSOS OU NUM POSTO DE SAÚDE , QUE NEM COPO PARA TOMAR ÁGUA EXISTE, MAS ISSO COM O DINHEIRO QUE RECEBEM COMO SALARIO. EU CONTINUO DESAFIANDO. QUERO VER SE ESSES VEREADORES SÃO BONS COMO FALAM OU SE SÃO APENAS "APRESENTADORES DE PROGRAMA DE TV OU RADIO".
 
hugo melanio em 03/07/2013 09:52:54
senhor prefeito ALCIDES BERNAL ,venho parabeniza-lo pela ótima qualidade da merenda que esta chegando em nossas escolas os kits tbem estão sendo entregues, acredito no seu potencial e que a partir de agora a tendencia é melhorar com BENÇAO DE DEUS .
 
maria suely pereira em 03/07/2013 09:01:35
É Elisandra, você tem muita sorte mesmo se na sua escola está funcionando bem é por que a Diretora se esforça bastante para ter o que vocês tem, e por isso vcs tem o que tem - vocês podem até falar que não faz mais do que obrigação. Mas é que a situação ficou 10 vezes mais difícil do que era antes.
 
jose carlos em 03/07/2013 08:58:04
então!!!! votei no Bernal, pois achava que poderíamos ter algum diferencial em nossa cidade.meus filhos estudam em um colégio municipal no jardim das hortencias quem mora na região como eu sabe que é um bairro com famílias humildes e tem crianças que esperam a hora do lanche. e outra onde esta os materiais escolares que supostamente iriam ser entregues? antes "era de mau qualidade" mas tinham agora tem qualidade mas esta faltando, que decepção!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
 
aline oliveira em 03/07/2013 08:49:17
pode não estar faltando no gabinete ou na casa dele, porque quase 1500,00 de frutas por mês... quanta mentira sr.prefeito.
 
solange obara em 03/07/2013 08:38:20
O Bernal devia ser diretor de museu, pois só fala de passado, não estou defendendo a adm do PMDB, mas se eles fizeram certo ou errado já foi feito, coloque em pratica o que vc disse em campanha, no começo dos anos 80 quando eu estudava na REME (Escola Prof. Alcidio PImentel), vila carvalho, nosso lanche era um copo de leite, no máximo 06 bolachas, ou era um prato de sopa bem simples, n tinha carne, nem frango, quanto café da manha dos vereadores, acho que deveriam tomar na casa deles, pois o salario que recebem é suficiente para isso.
 
Wagner Borges de Freitas em 03/07/2013 08:25:46
Sr. Bernal, dar resto de comida, comida vencida e sobra de festa para nossas crianças é inadmissível, uma falta de respeito com os alunos, professores e dirigentes das unidade de ensino. Isso é que é uma administração progressista e fraterna? Isso é que é governar para as pessoas? VERGONHA, VERGONHA! Movimento Fora Bernal!
 
Carlos Del Mary em 03/07/2013 06:14:55
Olha, sou aluno da rede municipal, aqui na escola não falta nada. Tem tanto que ate funcionários comem um pouquinho. O que eu não acho errado. Ano passado sim, fim de ano faltou tudo, mas este desde que começou as aulas tem boia todo dia. E eu tenho o kit escolar também. Não sei outras escola... oitava serie.
 
Eduardo Santos em 03/07/2013 01:39:32
Caro sr vereador, como é possível gastar $ 8.500 em combustível? isso dá p rodar 800 km todos os dias. o sr "trabalha" o dia todo, de segunda a segunda, dentro do carro?
 
Eder Gonçalves em 02/07/2013 22:46:09
Um recadinho: Só com a verba dos cafezinhos dos nossos vereadores já iríamos manter pelo menos 2 ceinfs. Que tal, nossos vereadores pedirem lanchinhos para as nossas crianças na mesma "padaria" que os servem. O povo pediu o fim do cafezinho, o fim da corrupção... Será q um novo movimento terá q ser feito em Campo Grande para pedirmos o fim do alto custo com combustíveis, sem contar outros gastos.... que são pagos por nós, cidadãos trabalhadores.
 
Ivete Ramos em 02/07/2013 19:16:21
Novamente jogadas políticas. No meio do jogo, nossas crianças e os coitados dos diretores. A sociedade vai pensar que de fato as escolas oferecem restos de comida, o que é uma inverdade. Nossas escolas carecem, sim, de reformas, estrutura que encante os olhos. Nossos vereadores deveriam gastar menos e dedicar parte dos seus salários para melhorar ainda mais a merenda escolar. Nossos vereadores deveriam gastar menos com combustível ( 3, 4, 5, 6 ,7 8 mil é muito dinheiro) e converter essa verba para os ceinfs e escolas. Sou maãe de aluno da E. M. Arlene Marques e a merenda servida lá é de qualidade, sim. Ninguém come resto. Vereadores trabalhem de verdade. Será que os vereadores ainda não aprenderam com as reivindicações populares que ocorreram em nossas suas?
 
Ivete Ramos em 02/07/2013 19:12:02
Não defendo o prefeito. Não é isso.
Mas, quando eu estudei e sempre estudei na rede pública, MERENDA ERA PAÇOCA, SOPA, FAROFA DE FEIJÃO, MINGAU DE MILHO e MACARRONADA. E nunca tudo junto em um dia, era cada coisa de uma vez. 1 refeição. Na creche, me lembro bem, tinha dias em que almoçávamos ARROZ E RABANETE da horta da creche e era tudo muito bom. Carne em escola pública? Nem geladeira muitas tinham!
Mas parece que quanto mais se dá, mais se quer. O próximo pedido será o que?
FILÉ MIGNON?
Na hora de fazer filho, não pensa que tem de alimentar e tudo o mais. Para quê? Tem o Estado para dar e os bestas para custear! Alimentação de qualidade é direito da criança sim, mas é obrigação de pai e mãe, que devem ser conscientes quando decidem ter ou não filhos. Parir para todos criarem é fácil
 
Marisete Santos em 02/07/2013 18:20:11
- Boa Tarde, sou aluna de uma E.M, não sei ao certo oque esta acontecendo em determinadas escolas, mas Graças a Deus, na minha escola não esta havendo falta de merenda escolar, ate semana passada estava chegando muitos alimentos ! Obrigado prefeito Alcides Bernal :)
 
Elizandra Karine da S. Soares em 02/07/2013 17:12:12
Esse Prefeito tem de parar de culpar os outros pelos problemas causados pela sua omissão. Não dá mais para ouvir dele que é mentira que falta alimento para as crianças. Se ele não acompanha isso pessoalmente e acredita na sua equipe, então tem de abrir o olho porque essa equipe está sabotando ele quando diz que não falta nada. A equipe deve trabalhar para a oposição. Ou aceita essa versão ou se mexe meu filho, chega de incompetência, chega de dizer que a imprensa é irritante, afinal foi porque tinha um microfone na mão que se elegeu. Vá trabalhar e faça acontecer, somente assim não vai mais se irritar com as reclamações.
 
Marcia Vieira em 02/07/2013 16:54:37
NO MINIMO A SOMBRA DAS SALSICHAS E CARNE MOIDA FOI DA MERENDA QUE ERA PRA DAR PARA OS ALUNOS E USARAO PARA FAZER A FESTA ,SE CADA VEREADOR QUE CHEGA A GASTAR ATE 8500,00 POR MES DE GASOLINA ECONOMIZAR CERCA DE 80% DESSE VALOR COM CERTEZA VAI SOBRAR DINHEIRO PARA COMPRAR MAIS MERENDA PARA OS ALUNOS.
 
Agnaldo Silvaa em 02/07/2013 15:26:42
Sr Prefeito, como pode o senhor falar isso, indo de encontro à um relatório feito, bom, ao menos essas pessoas que elaboraram o relatório foram aos locais, e o Sr ?
Tira essa máscara de mógno da face, levante-se e vá aos locais verificar o Sr mesmo esses fatos, vá trabalhar.
Estou cansado de ficar ouvindo que a culpa é do antecessor ou antecessores, a culpa é da prefeitura, à qual o Sr é o administrador, então para de falar, que é coisa de locutor, e começa a fazer, que é coisa de prefeito.
O Sr já viu o que o povo é capaz, melhor se mexer senão vai ter de voltar a ser locutor, já que bom advogado já se vê que não o é.
Se vira nos 30 moço, estamos de olho.
 
Emmanoel Tolentino em 02/07/2013 15:25:17
voceis parecem velhas ranhetas,ficam batendo na mesma tecla a vida inteira,,,ceinf nao e hotel 5 estrelas nao,sera que na casa desses alunos eles tem tudo isso,pq eu trabalho pago impostos,e nao tenho esse luxo todo em casa nao,nao seria o caso de votar uma materia na camara de vereadores um cardapio e dizer onde vai sair a verba,pq desse jeito daqui a alguns dias vao dizer que esta faltando kaviar,sushi,sashimi e outra coisas mais,e de onde sai a verba para sustentar tudo isso ai,daqui a pouco vai ter que aumentar a carga tributaria para sustentar tudo que o poivo quer,da um tempo vai we para de encher o saco.
 
elson ferreira da silva em 02/07/2013 15:24:47
Não é possível que até agora não tenha sido tomada nenhume providência em relação à secretária Thais Helena e o prefeito Alcides Bernal.
Será que estão esperando que algo pior aconteça com nossas crianças para enfim tomarem providências. É ser muito cético o ministério público: Espera acontecer para enfim acreditar. E os vereadores que se dizem observadores e defensores da ordem. Eleitos pelo povo com a simples obrigação de fiscalizar o prefeito e seus secretários; onde estão? "Que deus proteja nossa crianças e faça com que as autoridades responsáveis além de se sensibilizarem se movimente e tome as devidas providências".
"DEUS É BRASILEIRO, MAS MEUS FILHOS SÃO MORTAIS".
 
ronaldo amaral em 02/07/2013 14:14:05
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions