A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

11/06/2013 13:07

Falta merenda e 1,2 mil alunos comem só pão puro em escola municipal

Paula Maciulevicius
O enredo da falta de merendas já ganhou até investigação do Ministério Público Estadual e hoje alunos comeram apenas pão. (Foto: Pedro Peralta)O enredo da falta de merendas já ganhou até investigação do Ministério Público Estadual e hoje alunos comeram apenas pão. (Foto: Pedro Peralta)

O problema da falta de merenda escolar não se restringe aos Ceinfs (Centros de Educação Infantil). Alunos de escolas municipais de Campo Grande também estão a pão seco. Hoje a denúncia veio de pais da escola Professor Luiz Cavallon, no bairro Jardim Colonial e o Campo Grande News constatou: foi servido apenas pão caseiro na hora do lanche.
Um estudante que já entrava no ônibus para ir de volta pra casa contou que saiu com fome. De arroz e frango ou peixe, que rotineiramente é o cardápio, ele hoje só comeu pão.

“Ela conseguiu comer porque eu mandei”. A resposta é do motoentregador Veimar Chilavier Oliveira, de 36 anos, que desde março manda lanche todo dia para a filha de 9 anos não voltar para a casa com fome.

Ele conta que a orientação veio da escola mesmo, com a justificativa de que a merenda estava em falta. “É uma falta de respeito, não é? É criança. A gente não esperava porque já paga por isso nos impostos”, argumenta.

“Ela conseguiu comer porque eu mandei”, fala o motoentregador Veimar. (Foto: Pedro Peralta)“Ela conseguiu comer porque eu mandei”, fala o motoentregador Veimar. (Foto: Pedro Peralta)

O Campo Grande News apurou que na semana passada a escola recebeu duas caixas de frango. Foi o que deu para ser usado na chamada mistura, junto do arroz ou macarrão. No entanto o estoque que precisa alimentar 1.280 crianças só durou dois dias. No restante, a comida foi à base de arroz, feijão e macarrão de soja.

Indignada com a situação, duas mães relataram à equipe que para manter as crianças alimentadas ou mandam de casa ou dão dinheiro para que elas comprem na própria escola. Valor que não estava no orçamento.

“O pão hoje não veio nem com manteiga. A gente fica com dó porque tem criança que não tem nem leite em casa e chega aqui e também não tem”, descreve a mulher que prefere não se identificar.

A outra mãe que tem três filhos em casa, relata que nunca passou por isso. “Nem o kit escolar chegou, imagina merenda. Verduras e legumes até vem, mas não é o suficiente. Até março ainda tinha, mas agora, meu Deus do céu, não tem esperança nem para as crianças”, desabafa.

O enredo da falta de merendas já ganhou até investigação do Ministério Público Estadual. No último dia 5, o promotor Sérgio Harfouche, titular da 27° Promotoria da Infância e Adolescência, abriu procedimento investigatório porque não obteve resposta da prefeitura em relação à falta de merenda e nem recebeu o plano financeiro pedido, que garantisse a compra dos alimentos até o final do ano.

No dia seguinte, com medo de também ser responsabilizado pela falta de alimentos, o Conselho de Alimentação Escolar passou a reunir informações sobre o problema junto à Secretaria de Assistência Social.



este bolo ta muito enfeitado sera que tudo isso é verdade , o Bernal mal assumiu, ta muito na cara que é uma armação .
 
Sofia Lopes em 13/06/2013 22:20:13
eu esto levando lanche de de março para escola pq alsides bernal não manda lanche para minha escola isso e sacanagem
 
izabel chilavier em 12/06/2013 17:14:36
é mentira nossa escola tem todo dia só não tem algumas vezes.
 
hevillin rilary em 12/06/2013 15:36:48
Ainda bem que eu estudo em escola estadual! se fosse vcs colocariam seus filhos nas escolas estaduais! pelo menos o kit e a MERENDA lá não esta em Falta até agora!!!! sempre numa fala bonita existe uma imperfeição, a mentira!!! que Campo Grande não afunde mais!!! Deus nos ajude por favor!!!
 
Willian de Jesus Danguides em 12/06/2013 11:03:24
Eu diria "BEM FEITO" em se tratando de eleitores que queriam algo novo. Mas estamos falando de crianças, que muitas vezes saem de casa sem comer porque a família é pobre e não tem o que dar. E são essas crianças que o Sr.Prefeito esta deixando passar fome.
Com conhecimento de causa, pois tenho amigos que têm filhos nas creches,afirmo, os pais são obrigados a levar legumes e frutas para lanche de seus pequenos, pois o que entregam nas creches é muito menos que o básico. Têm dias que entregam um fardo de arroz e uma lata de óleo; Em outros dias, uma caixa de cenouras. E o pior de tudo isso, é que o Sr. Prefeito "obriga" os diretores dessas creches municipais a não divulgarem esse fato. E pior, os bebes e crianças de até um ano de idade, estão tomando chá ao invés de leite. E ai Bernal?
 
Jéssica Santos em 12/06/2013 09:21:00
quando votei nessa pessoa jamais imaginava que submeteria as crianças a fome, sei que existem crianças passando fome e, são muitas, que precisam realmente da merenda escolar,não devemos ser condenados por votarmos no alcides, precisavamos da mudança e, então votariamos em quem, ha muito tempo os bons e justos deixaram a política, simplesmente desistiram.
 
claudenir a a angelo em 12/06/2013 09:17:07
então!!!!!!!!mas café da manhã de 9.000 pra 29 vereadores tem!tadinhos precisam né trabalham tanto e com certeza não tem em casa!!!!falta de respeito!!!!!!!!!!!!
 
juliana gonzales em 12/06/2013 09:14:13
Já tá na hora de arregaçarmos as margas e protestarmos: FORA BERNAL.
Não adiante esperar Ministério Público, Câmara de Vereadores.
NÓS DEVEMOS isso a Campo Grande.
Vamos protestar e pedir a saída do Bernal da prefeitura.

FORA BERNAL

FORA BERNAL.
 
Afonso Netho em 12/06/2013 09:10:51
PARABÉNS PARA O POVO QUE VOTOU NESTE CIDADÃO, ESTÃO COLHENDO O QUE VCS PLANTARAM, NÃO QUERIAM MUDANÇA?? TA AI A MUDANÇA E SE NÃO FIZEREM NADA VAMOS CONTINUAR ENFRENTANDO SITUAÇÕES COMO ESSA, TENHO FILHO QUE ESTUDA EM ESCOLA PÚBLICA A MAIS DE 5 ANOS E NUNCA ACONTECEU ISSO, SEMPRE VOLTOU MUITO BEM ALIMENTADO PARA CASA. ADMINISTRAR UMA CIDADE NÃO É A MESMA COISA QUE SER LOCUTOR DE RÁDIO, TEM QUE TER EXPERIÊNCIA, SER HUMANO E PRINCIPALMENTE SER BEM ASSESSORADO POR UMA EQUIPE QUE AJUDE E NÃO ATRAPALHE.. ACORDA CAMPO GRANDE VAMOS DAR UM BASTA NISSO!!!!!!
 
Claudio Antunes em 12/06/2013 09:02:45

Eu trabalhava em escola municipal até o ano passado, e quero lhes dizer, o lanche era uma VERGONHA um bolo destes encontrado em padaria, de caxinha, com gosto de mofo.
Um suco pura agua.
um mingau de milho todo embolado
um arroz unido venceremos na derrrota.
sem sal, sem oleo, o pão era seco, com um doce orroroso no meio. Tinha criança q pegava e jogava tudo fora.. era só disperdicio.
A empresa comprava 1kg de feijão com o valor medio de 5,00 a 7,00 o quilo. o arroz era 3 vezes o valor.. e assim sucessivamente. Não esta faltando lanche , esta faltando é a direção das escolas serem mais organizadas e comunicarem o que precisam antecipadamente, é que elas estão esperando acabar para depois pedir.....POLITICA MINHA GENTE
 
AMELIA ALVES em 12/06/2013 08:56:36
Diz o ditado....O POVO TEM O GOVERNO QUE ESCOLHE E QUE MERECE. ei-lo que na falta de pães, prega o consumo de brioches.
 
N'daipota N'baevê em 12/06/2013 08:17:31
Cade as pessoas que votaram no Bernal? Façam uma campanha para que pelo menos a merenda escolar seja garantida as nossas crianças. Não votei nesse cara, ainda bem!!!
Mas o povo não pedia mudanças? Tava ruim né? Agora a tendência é piorar cada vez mais
 
Juliana Cabrera em 12/06/2013 07:20:21
E uma coisa eu digo Bernal a voz de deus e thais Helena o anjo de deus, quem votou se deu mau e ai como que fica 4 anos falando que culpa do Nelsinho trad poxa povo parem de ser iludido todo político e corrupto e a cultura deles, agora tem que ver quem esta fazendo as coisas para a população, campo grande parou no tempo, agora que tava perdendo esse ar de cidade do interior uma capital que era pra esta decolando no crescimento cada dia que passa regride porque o meu o seu querido prefeito Bernal que eu não votei e muitos não votaram foram iludidos com com o programinha de Rádio, esta ai o resultado educação que o prato principal para o futuro ai toda defasada por incompetência, ANDRÉ QUANDO ASSUMIU O GOVERNO DO ZECA NÃO FEZ NADA DISSO, lembrando que não votei nesses, sou a favor socialismo
 
Humberto Bueno em 12/06/2013 06:18:05
ISSO SE CHAMA FALTA DE INCAPAZ A ATUAL ADMINISTRAÇÃO ESTA FALHA COM SUAS OBRIGAÇÕES ISSO É O RESULTADO DE UM VOTO DE CONFIANÇA DESPERDIÇADO ESPERO EM NÃO REPETIR O MESMO ERRO NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES E CONTO COM AQUELES QUE COMETERAM O MESMO ERRO A APOIAR A JUSTIÇA EM MUDAR O QUE TA ERRADO PARA QUE CAMPO GRANDE NÃO SOFRA MAS POIS O TEMPO ESTA PASSANDO
 
ARNALDO CEZAR DUTRA em 12/06/2013 06:03:11
Kkkkkkkkkkkkk vou ter que que pra não chorar..
Meu desculpem vocês eleitores que não votaram neste prefeito.
Em parte eu tenho culpa neste circo que se tornou esta administração inconsequente, irresponsável .
Oque posso dizer é eu sou culpado pois votei nele.
 
João Batista em 12/06/2013 00:20:18
TOMA AI O VOTO DA MUDANÇA....NÃO ERA ISSO Q VCS QUERIAM??? EU ACHO Q TEM Q ACABAR O ARROZ TB...E OS PAIS MANDAREM O LANCHE TODOS OS DIAS....AFINAL A ADM. ANTERIOR TAVA RUIM NÉ....!!!
 
hamilton cunha em 11/06/2013 22:51:59
Para VOCÊS que votaram nesse cara por causa de um programinha de rádio e uma voz de veludo, deixo meu ........BEM FEITO!!!
 
Paulo Bonsini em 11/06/2013 21:09:47
150% DE AUMENTO NO VALOR DO LANCHE DOS SENHORES VEREADORES !
ALUNOS DA REDE MUNICIPAL = PÃO E ÁGUA !
VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA, VERGONHA E ... VERGONHA !!!
 
Marcos Figueiredo em 11/06/2013 20:47:09
meu filho chegou hoje dizendo a mesma coisa, que o lanche foi apenas pão seco, essa e a mudança que todos queriam, mais deve ser culpa do Nelsinho né? alem de péssimo administrador, ainda não assume suas incompetências. vamos ver ate o final do ano como estará Campo Grande. lamentável.
 
Giovana Golçalvez em 11/06/2013 20:21:37
observa bem povo!! se deixar ainda vai ser reeleito .. acorda Campo Grande .. graças ao Bermal foi encerrado o contrato de uma empresa boa que fornecia comida de qualidade para nossas crianças.. falta de medico já é lenda agora falta lanche e pra acabar....
 
JOICE SILVA FERNANDES em 11/06/2013 19:41:46
ENQUANTO ISSO, NA CADEIA A ALIMENTAÇÃO É BALANCEADA COM NUTRICIONISTA, FORA AUXILIO A FAMILIA E O GASTO DE
CADA PRESIDIÁRIO.
 
Vinicius Teles em 11/06/2013 19:31:56
estamos colhendo o que plantamos tai a administração que era tão popula nas rádios e TV. hoje se por algum motivo ele voltasse a fazer um programa eu não ouviria por não crer nas suas fala que por algum motivo me fez confiar e dar meu voto de eleitor, sei que a justiça tarda mas não falha é só uma questão de tempo quem perde somos nós eleitores de campo grande vai aqui um desabafo de teve o voto perdido....
 
arnaldo cezar dutra em 11/06/2013 19:04:49
É uma vergonha , enquanto vereadores tendo um café da manha regado de frutas, sucos cafe, leite e pão, as crianças passando certas necessidades, cria vergonha na cara senhores políticos, afinal vocês são nossos funcionários!!!
 
Jorge da silva em 11/06/2013 18:47:33
Sr. Alcides Bernal;
Aonde está os respeito com as crianças?
Cade o respeito com o estatuto das crianças?
Cade os Direitos Humanos?
Aonde se enfiou o MPF?
Cade a população tão crédula nesse PREFEITO?
Já se fazem + de 5 meses e só temos regressão?
População de CGR - MS, ninguém vai tomar uma atitude?
Vamos ver um caloteiro acabar com nossa cidade e deixar nossas crianças sem condições de ter um ensino digno?
Sim crianças!
Crianças que tem nós como seus protetores.
E um Prefeito que não quer dar um futuro um pouco melhor para nossas crianças.
Isso me deixa enojado!
Creio que ele não precisa sair, mais que tenha compaixão com seus eleitores e nossas crianças e cumpra o que tem que ser feito.
E acabar com essa síndrome de esquizofrenia paranoica e de culpar sempre a administração passada.
 
Marcelo Carretoni em 11/06/2013 17:59:48
É uma vergonha heim BERNAL!!!!! Cadê a merenda de nossas crianças?
Cadê que na época do NELSINHO TRAD, tinha esses problemas?
A próxima eleição VOCÊ ESTÁ FORA!!!!!!!!!!
 
Cristiane Lima em 11/06/2013 17:49:08
manda as lavadeiras para o prédio da antiga prédio da rodoviária
 
laura padovan em 11/06/2013 17:01:00
Maria Alice Almeida:
Os vereadores estão muito bem, comendo do bom e do melhor, no lanche matinal, veja uma reportagem que o campo grande news colocou na manha de hoje!
Você acha que eles iram se pronunciar?
 
Anderson Silva em 11/06/2013 17:00:14
quem comanda , tem que saber, que o cargo que lhe foi concedido, é de sua plena responsabilidade e deve respeitar eles, que o colocaram naquele lugar, por isso, a indiferenças não dizem respeito ao eleitor, faça a sua parte, pelo povo que o elegeu .
 
Roger Lopes em 11/06/2013 16:32:50
Para quem votou no Bernal: faz uma vaquinha e ajude a criançada na escola. Não sabe votar? Arque com as consequências! Ou ao menos vá cobrar do "prefeito".
 
Francisco Oliveira em 11/06/2013 16:27:20
É culpa dos vereadores ??
 
joão afonso em 11/06/2013 16:27:14
O que é mais irônico é que são os filhos das pessoas que votaram no Prefeito Eleito que estão sem merenda escolar... Votou mal, ou vendeu seu voto deu nisso.
 
José Aquino em 11/06/2013 16:16:37
Fico pensando aqui, revoltada,indignada,o que comentar aqui

É LAMENTAVEL,REVOLTANTE-

É TRISTE - É ODIANTE, direto sai na mídia q não tem merenda escolar..........chega já estamos de sacos cheios desses empurra com a barriga.(Bernal e cambada)

Tenho nojo desse Bernal e sua cambada.
Só tenho a dizer isso é um ABSURDO,contra a capacidade dos menos favorecidos.

Tenho NOJO dessa gestão de covardes,ainda tem a cara de pau de falar pra população que isso é tudo coisa da oposição.

Campo Grande News,ajuda a população menos favorecida,que lamentavelmente precisam dessa cambada para manter seus filhos nas escolas.

SOCORRRRRRRRRRRRRRRRRO MEU DEUS,ONDE ESTE PAÍS VAI PARAR....COM

TANTA CORRUPÇÃO.

 
ELVINA BATISTA em 11/06/2013 16:04:52
Quem acreditou em programação de Rádio , com Bíblias sendo sorteadas , se deu mal , se político fosse tão bom , faria campanha tb nos bairros nobres , agora o povão que vota pq acredita na conversa , paga caro , continuem se iludindo .
 
Roger Lopes em 11/06/2013 16:03:29
Diz ele que as empresas não querem continuar mandando a merenda escolar por causa que tem divídas de três anos atrasado, e que é de responsabilidade da administração anterior.O nosso município não chama Nelsinho. E dai o que que os alunos tem a ver com isso?Tem aluno que tem somente a merenda para se alimentar no dia .Esse macarrão de soja é horrível fedido
 
Sandra Regina em 11/06/2013 15:54:09
essa a cidade que muitos escolheram... na campanha milhares de adeptos ao querido Alcides Bernal, hoje ta ai a consequência, ainda bem que não participei desse circo, não ajudei a coloca- lo onde está, mais o problema é que inocentes tem que pagar por uma administração mesquinha, onde somente o mais forte ganha e no caso come. Infelizmente isso não é nda perto do que esta por vir, com essa administração péssima do nosso prefeito.
Aguardamos ansiosamente que melhore.
 
ellen silva em 11/06/2013 15:13:52
Por isso que sou a favor do titulo de dar eleitor para pessoas que tem segundo grau completo, pq é o povão que elege mals candidatos e justamente esse mesmo povão que mas sofre depois
 
paulo matos em 11/06/2013 15:00:15
O ilustre prefeito Bernal "Fez direção de Ceinfs assinar documento negando falta de merenda"
E agora serão as diretoras das escolas e depois serão os eleitores que jogaram os votos no lixo por um candidato que afirmava que " A voz do povo e a voz de Deus".
Chega de absurdos 11 VEZES FORA BERNAL!!!
 
Andre Luiz em 11/06/2013 14:49:41
KD A MERENDA!!!!! ISSO É LEI TEM QUE SER COMPRIDO !!OLHA POR NOSSAS CRIANÇAS VEREADORES.
 
maria alice almeida em 11/06/2013 14:06:48
É SÓ INVESTIGAR E VER QUE ESTA FALTANDO MERENDA NOS CEINFS E ESCOLAS MUNICIPAIS, NÃO ADIANTA O PREFEITO FAZER DRAMA QUE É A OPOSIÇÃO QUE ESTÁ CONTRA ELE, A VERDADE É QUE NÃO TEM NADA PARA AS CRIANÇAS COMEREM E ELE NÃO FAZ NADA, OS FUNCIONARIOS ESTÃO LEVANDO DE CASA PARA AS CRIANÇAS TEREM O QUE COMER.
 
LUIS TOCANTINS em 11/06/2013 13:38:29
Isso é normal nas escolas municipais desde marco. Na semana passada no Danda Nunes, o cardapio foi Arroz puro e uma fruta (maça).
 
Edir de Souza em 11/06/2013 13:38:05
Cadê os Promotores Públicos será que a pista de ciclismo da Afonso Pena é mais importante do que as crianças sem merenda,acorda Brasil
 
Lia Alves em 11/06/2013 13:22:45
Infelizmente Campo Grande esta regredindo a todo vapor...situações que via acontecer quando eu estava no primeiro ano do fundamental,agora volta a acontecer com meu filho caçula,nem quero pensar nos meus netos se a coisa continuar assim!!!
 
ana paula ribas em 11/06/2013 13:20:04
Prefeito inconseqüente, com certeza na casa dele nao esta faltando nada, c arrependimento matasse...
Com certeza ele vai dizer q esta sendo perseguido pela imprensa e vai culpar a adm passada, estamos fartos de tanta incompetência, sinto nojo!!!
 
Amadeu Fernandes em 11/06/2013 13:17:42
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions