ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Revisão de delação reforça pedido de ressarcimento, dizem deputados

Acordo de colaboração com a JBS será submetida análise após novas informações

Mayara Bueno e Leonardo Rocha | 05/09/2017 11:43
Presidente da CPI, deputado Paulo Corrêa, PR.(Foto: Leonardo Rocha).
Presidente da CPI, deputado Paulo Corrêa, PR.(Foto: Leonardo Rocha).

A revisão da delação premiada da JBS reforça ainda mais as suspeitas de irregularidades da empresa e o pedido de ressarcimento de dinheiro.

Esta é a opinião de membros da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, nesta terça-feira, dia 5, depois que a Procuradoria-Geral da República anunciou investigação interna sobre o acordo de colaboração.

Para o presidente dos trabalhos, deputado Paulo Corrêa (PR), as novas informações mostram que "houve muita pressa do Rodrigo Janot (procurador da República), em aprovar a delação e o acordo de leniência".

Mesmo assim, a CPI na Assembleia continua a investigação. "Isso mostra que os donos da JBS não são confiáveis. Caiu a máscara dos empresários".

Tudo isso, conclui, só reforça a apuração da CPI, que, até agora, descobriu que 90% das notas fiscais da JBS estão "viciadas". Ele diz que as provas que o colegiado está unindo vai servir de subsídio para que o Governo de Mato Grosso do Sul peça o ressarcimento de dinheiro.

A estimativa da CPI é que a JBS tenha de devolver algo em torno de R$ 500 milhões aos cofres públicos. É que as empresas do grupo não cumpriram a parte delas no acordo em troca de incentivos fiscais do Estado.

Também membro do grupo de investigação, o deputado Eduardo Rocha (PMDB), disse que a revisão da delação só mostra que os donos mentiam no acordo. Mas, lembra também que, assim como a colaboração, as denúncias que surgiram a partir dela podem ser questionadas.

"Esta notícia (de revisão) mostra que a CPI está no caminho certo e que a delação da JBS caiu em descrédito", opinou o relator da comissão, deputado Flávio Kayat (PSDB), afirmando também que as informações habilitam "ainda mais" o ressarcimentos dos valores ao Estado.

Revisão - Rodrigo Janot, procurador da República, anunciou ontem a abertura de investigação interna para rever a delação de Joesley Batista, Ricardo Suad e Francisco de Assis Silva.

Em um diálogo gravado, a princípio sem querer, Batista e Suad teriam dito que tinham sido ajudados pelo ex-procurador Marcello Miller na elaboração da proposta de colaboração assinada com a Procuradoria.

Em abril, ele teria se afastado da Procuradoria e, posteriormente, se tornou advogado dos delatores e os indícios dão conta de que a conversa entre eles teria sido gravada em março, enquanto ainda Miller ainda era procurador.

Se o acordo for mesmo anulado, os delatores poderão ter os benefícios adquiridos com a medida anulados. No entanto, as provas obtidas até agora serão mantidas.

Nos siga no Google Notícias