ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  17    CAMPO GRANDE 22º

Política

Riedel pede que senadores lutem por divisão igualitária de fundo entre estados

Governador defende mudanças nos critérios de divisão de fundo no texto apresentado no Senado

Por Gabriel de Matos | 30/10/2023 13:59
Secretário de Governo Pedro Caravina (à esquerda), governador Eduardo Riedel e senadora Soraya Thronicke (Foto: Saul Scharamm) 
Secretário de Governo Pedro Caravina (à esquerda), governador Eduardo Riedel e senadora Soraya Thronicke (Foto: Saul Scharamm)

O governador Eduardo Riedel (PSDB) fez reunião nesta segunda-feira (30) com os senadores de Mato Grosso do Sul. As discussões tinham como pauta a reforma tributária e os interesses do Estado. As mudanças propostas por Riedel pretendem evitar perdas na receita.

Estavam presentes os três senadores de Mato Grosso do Sul: Nelson Trad (PSD), Tereza Cristina (PP), por meio de videoconferência, e Soraya Thronicke (Podemos). Além deles, também participou da discussão o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Pedro Caravina. A reunião foi no gabinete do governador, no Parque dos Poderes.

Riedel defende mudanças na divisão dos recursos do FNDR (Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional) entre os Estados. A proposta é que em torno de 20% deste percentual seja dividido de forma igualitária entre os estados. Também requisita que o valor de distribuição do fundo aumente de R$ 60 bilhões para R$ 75 bilhões.

Depois que o texto foi apresentado no Senado Federal, o governador foi contra a distribuição que coloca Mato Grosso do Sul na penúltima colocação para receber recursos do FNDR.

“Não sou contra a reforma, só que especificamente o critério de distribuição do fundo de desenvolvimento nos desagradou. Contra isso que vamos brigar agora”, explicou Riedel.

Além disso, o governador destacou que tentará apoio de outros Estados que estariam insatisfeitos com os critérios para distribuição dos recursos do FNDR proposto pelo relator da proposta, Eduardo Braga (MDB-PA).

“Nós queremos que seja uma reforma tributária justa para todas as regiões. O Brasil precisa de uma reforma, mas não pode ser qualquer uma, que possa piorar a situação de vários estados. Conversamos e traçamos as estratégias sobre o que pode ser melhorado", ressaltou a senadora Soraya Thronicke.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias