ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 36º

Política

Riedel vai ao Rio de Janeiro falar sobre papel de MS na nova agenda global

Palestra para empresários e investidores faz parte da programação do Cebri

Por Fernanda Palheta | 08/09/2025 09:15
Riedel vai ao Rio de Janeiro falar sobre papel de MS na nova agenda global
Governador Eduardo Riedel (PP) (Foto: Henrique Kawaminami)

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PP), desembarca no Rio de Janeiro na tarde desta segunda-feira (8) para falar sobre o papel do Estado na nova agenda global. A palestra para empresários e investidores faz parte da programação do Cebri (Centro Brasileiro de Relações Internacionais).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, participa de uma palestra no Rio de Janeiro, nesta segunda-feira, para discutir o papel do Estado na nova agenda global. O evento, promovido pelo Centro Brasileiro de Relações Internacionais, visa atrair investidores, destacando o potencial econômico do Estado em segurança alimentar e transição energética. Riedel enfatiza que 94% da energia gerada em Mato Grosso do Sul é renovável, proveniente de etanol de milho e cana-de-açúcar. O governo tem implementado ações voltadas à sustentabilidade, como o programa "MS Carbono Neutro", que busca reduzir emissões de gases de efeito estufa, além de iniciativas como a 1ª Lei do Pantanal e o Fundo Clima.

Em suas missões internacionais e na preparação para a COP 30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), o governador aponta o potencial econômico de Mato Grosso do Sul pelo compromisso do Estado com a segurança alimentar e a transição energética.

De acordo com dados do governo, 94% da energia gerada em Mato Grosso do Sul é de fonte renovável, como etanol de milho e cana-de-açúcar, sem competir com a produção de alimentos. O governo tem focado em ações como o manejo e a conservação do solo e da água, a pecuária de baixo carbono, práticas agrícolas sustentáveis e o combate ao desmatamento ilegal.

Entre as iniciativas e projetos do governo do Estado focados no desenvolvimento sustentável está o "MS Carbono Neutro", com a finalidade de desenvolver e adaptar tecnologias para a redução e mitigação das emissões de gases de efeito estufa em vários setores da economia.

Outros exemplos sempre lembrados pelo sul-mato-grossense são a aprovação da 1ª Lei do Pantanal, a criação do Fundo Clima e do PSA (pagamento por serviços ambientais), que cria valor financeiro para áreas preservadas.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.