A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

02/03/2011 11:41

Rinaldo assume na Assembleia e diz que "paga para ver" STF tirar vaga

Marta Ferreira e Ítalo Milhomem
Rinaldo Modesto assumiu hoje vaga de Marun na Assembleia. (Foto: João Garrigó)Rinaldo Modesto assumiu hoje vaga de Marun na Assembleia. (Foto: João Garrigó)

Ao assumir esta manhã a vaga herdada de Carlos Marun (PMDB), que voltou para a Secretaria de Habitação e das Cidades, o deputado estadual Rinaldo Modesto (PSDB), afirmou que “paga para ver se o STF (Supremo Tribunal Federal) vai cometer a arbitrariedade jurídica” de tirar seu mandato e dar ao PMDB, como defendem os integrantes da legenda.

O PMDB requisitou a vaga, com base em decisões liminares do STF que dão a vaga de suplentes ao partido e não à coligação. Rinaldo criticou a intenção do PMDB de “tomar” a vaga dele, que iria para o ex-líder do governo na Assembleia, Youssif Domingos, que não conseguiu se eleger em outubro do ano passado.

“Eu não faria isso antes de haver um julgamento de mérito”, afirmou Rinaldo.

As decisões do STF são liminares, ou seja, provisórias, e podem cair, embora tenham sido dadas pelo pleno do tribunal. O assunto se transformou em imbróglio jurídico ainda maior depois que o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Ricardo Lewandowski, defendeu que o mandato é da coligação e não do partido.

O líder do PMDB na Assembleia, Eduardo Rocha, foi cauteloso esta manhã ao comentar o assunto. Ele disse que o problema só será resolvido com reforma política.

Eduardo Rocha diz que só no Brasil existe isso, de um deputado ocupar a vaga mesmo tendo menos votos que outro, como ocorre quando é feito o chamado coeficiente eleitoral, que estabelece os eleitos e os suplentes. “Só no Brasil existe isso do voto proporcional”, afirmou.

Comissões em suspenso Como estava na expectativa da chegada de Rinaldo para o lugar de Marun e de uma possível nova troca, a Assembleia ainda não formou as comissões, e por isso a votação de projetos ainda não começou.

Uma das comissões mais importantes que aguarda formação é a CCJ (Comissão de Constituição de Justiça), por onde os projetos devem passar para ter o aval antes de ir ao plenário.

Só o PT até agora indicou candidatos às comissões. No PMDB, segundo Eduardo Rocha, a CCJ tem dois candidatos, Marquinhos Trad e Junior Mochi. O problema é que Youssif Domingos, caso viesse para a Casa, seria um candidato nato a integrar a Comissão e por isso se forma mais um impasse, que só deve ser resolvido após o Carnaval.

Comissões serão nomeadas após posse de Rinaldo na Assembleia
Alguns entraves ainda seguram as indicações das lideranças partidárias para que sejam definidas quem estará na composição e nas presidências das comi...
PMDB oficializa pedido do partido pela vaga de Marun na Assembleia
O presidente estadual do PMDB, Esacheu Nascimento, protocolou na tarde desta quarta-feira (23), o pedido pela vaga do deputado estadual, Carlos Marun...


DAQUI UNS DIAS A VAGA DO TRIBUNAL VAI SER LEILOADA EU ACHO QUE TERIA QUE SER POR CONCURSSO ENTRE TODOS QUE TIVESSE CONDIÇOES DE ENTRA LA POR QUE E UM OTIMO EMPREGO NAO
 
CARLOS ALBERTO CABRAL DA SILVA em 03/03/2011 12:49:42
EU ACHO QUE A VAGA E DO PARTIDO PORQUE SE NAO PRA QUE FIDELIDADE PARTIDARIA QUANDO O DEPUTADO SANDRO MABEL LANSA SUA CANDIDATURA AVUSA ELE E PUNIDO PELO PARTIDO SE ALGUELM DEVE OBEDIENCIA AO PARTIDO TEM QUE TER MAIS DIREITO SE ALGUEM SAI DO PARTIDO TEM DIREITO E ALGUEM DO PARTIDO PORQUE SE NAO NAO ADIANTA VC MANTER FIDELIDADE PARTIDARIA SE SAIR DO PARTIDO PERDE O CARGO ENTAO NAO PODERIA SER ASSIM PORQUE SE FOR DA COLIGAÇAO ESTA VALENDO TAMBEM NAO ACHA
 
carlos alberto cabral da silva em 03/03/2011 12:46:04
Alessandro e Gilmar, concordo com tudo q disseram, mas deixemos ele cantar de galo. Ele está se achando superior a tudo para desacatar o STF, tá pensando q tem cacife pra isso!!!
 
Faby Ferraz em 03/03/2011 08:58:17
Acho que a vaga pertence ao partido e não a coligação, pois bem acho que deveria deixar o marum queto na assembleia pois ele foi eleito pelo povo para ser deputado e não secretario
 
APARECIDO DE PAULA MEDEIROS em 03/03/2011 04:23:54
Quem não quer uma vaquinha chamada Assembleia Legislativa?Ninguém quer ficar "GUAXO", pois sem ter o que fazer, ou melhor, o que receber, bom mesmo é acomodar-se nas MAMAS dos cargos eletivos.
 
adalberto rebelo em 02/03/2011 12:02:36
Interessante... perdeu a eleição, foi reprovado pelo povo nas urnas, está deputado agora, apenas porque o Marun é indispensavél na Sec: de Habitação e já vem cantando de "GALO" já já, veremos se sua "BRAVATA" tem fundamento ou não, com a palavra o STF.
 
Antonio Mazeica em 02/03/2011 05:26:58
Eu acredito que a vaga seja mesmo do partido, se não ficaria muito comodo parecendo um lista de espera geral, onde o deputado Rinaldo seria suplente de quase todos (coligação grande) e outra eu posso ter votado no partido (votei 15) e ai, não quero ele de deputado, quero alguem do partido (PMDB).

Se o Jerson sair, o Youssef entra de todo jeito (que bom) ele sim merece. E então o outro suplente ( Oséas Ohara, de Corumbá) vai querer a vaga dele.Azar querido você teria que entrar somente se fosse do PSDB.

A vaga pertence ao partido, sempre !



 
Alessandro M. Sales em 02/03/2011 05:08:38
EXCELENTÍSSIMOS SENHORES comentaristas, vocês estão se equivocando com o nosso EGRÉGIO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL ... Lá não tem dessa não....se for decidido terá que ser cumprido..... não é como na "AL".e não se esqueçam que existe súmula vinculante....JA EXISTE DECISÃO DADA EM OUTORS CASOS....ai quero ver... ..Mostrando quem é né Rinaldo...menino, menino, ôô menino...cuidado que sua carreira politica pode "MORREÊÊÊ".
Manda um Abração pro Zeca tá.....
PAZ DE DEUS......ainda há tempo pra você largar disso irmão.....
 
Gilmar candido em 02/03/2011 04:23:22
Parabens!!
Ao excelentissimo Deputado Rinaldo, parabens!! Se esta fazendo parte da assembleia legistativa cremos que um proposito de Deus e tambem pela sua competencia como homem de carater e tem feito muito pela sociedade sul matogrossense. Continue assim meu irmao combatendo a corrupçao e defendendo nossas crianças contra a pedofilia.
Um abraço do Obreiro Walmir avila barbosa
da igreja batista imperial.
 
walmir avila barbosa em 02/03/2011 03:52:38
Essas coisas acontecem porque a legislação eleitoral do Brasil é extremamente falha e dá margem a dúbias interpretações, é preciso que haja por parte do STF, em caráter de urgência, uma decisão sobre a matéria e ponto final, porque isso demonstra a fraqueza da nossa democracia. Mas é isso aí, democracia se faz com o tempo e a vontade politica. Vamos esperar para ver o que acontece
 
Marco Aurélio Barbosa D'Oliveira em 02/03/2011 03:40:25
Vai cair do cavalo pois a tendência do STF está sendo o julgamento em favor , do partido e não da coligação, sendo do partido Marun do PMDB , pela lógica terá que ser do PMDB , se fosse ele não ficava garganteando antes do tempo , pois não tem cacife e nem bala na agulha em relação aos Julgados do STF , a única chance é a nomeação do Youssif ao TCE pelo Governador desta forma acomodaria o tucano para continuar comendo o seu mamãozinho com açúcar......
 
Rogério Cardoso Pelajo em 02/03/2011 03:35:01
EDUARDO ROCHA NÃO SEI QUEM VOCE É, MAS CONCORDO COM VOCE, SÓ NA POLÍTICA NOSSA QUE O QUE A MAIORIA ESCOLHE NEM SEMPRE É O GANHADOR, ESSA É A REALIDADE QUE ÑUNCA TIVEMOS O DIREITO DE ESCOLHER (VOTAR) E SIM SOMOS OBRIGADOS
 
CLAUDEVIR MARTINS MARQUES em 02/03/2011 03:32:36
EU TAMBÉM DUVIDO QUE O STF TENHA COMPETÊNCIA PARA TIRÁ-LO DO CARGO. SÓ NÃO PAGO PRÁ VER.
 
Áttila Gomes em 02/03/2011 03:10:23
Eu, se estivesse no lugar dele, não falaria dessa forma. Políticos com muita, mas muiiiita mais influência e notariedade q ele rodou lá em cima. STF não é um orgão para ser desacatado dessa forma. Como ele mesmo diz, o tempo é o senhor da razão, então esperemos!
 
Faby Ferraz em 02/03/2011 03:02:59
" Se eu fosse ele não falava desse jeito,pois se depender do STF ele já era, sua única esperança é aguardar para ver quém será nomeado para o TCE,mas se depender do Governador é pior do que o STF"