ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Política

Se eleito, Delcídio promete ampliação de rede de proteção à mulher

Ludyney Moura | 07/08/2014 18:47
Candidato ao governo, Delcídio promete ampliar a rede de proteção à mulher no Estado. (Foto: Marcelo Calazans)
Candidato ao governo, Delcídio promete ampliar a rede de proteção à mulher no Estado. (Foto: Marcelo Calazans)

Na semana em que o Brasil comemora os oito anos de vigência da Lei Maria da Pena, que tornou crime a violência doméstica, o candidato do PT ao governo estadual, senador Delcídio do Amaral, prometeu ampliar a rede de proteção à mulher, para tirar Mato Grosso do Sul do quinto lugar no ranking dos Estados com maior índice de assassinatos passionais.

“É necessário criar uma política de enfrentamento à violência contra as mulheres. Atualmente existem apenas duas Casas Abrigo, uma em Campo Grande, onde são atendidas 10 mulheres, e a outra em Dourados, com capacidade para atender apenas seis mulheres. Isso é muito pouco, diante do grande número de casos de agressão registrados diariamente na capital e no interior do Estado”, ponderou Delcídio.

Em seu plano de governo, o candidato prometeu garantir o funcionamento em regime de plantão 24 horas das DEAM's (Delegacias Especializadas de Atendimento a Mulher), e quer ampliar o número de Casas Abrigo, além de implementar uma Casa de Passagem, um local para que a mulher vítima de violência doméstica possa reestrutura a vida.

De acordo com o senador, as mulheres que sofrem agressões e são impossibilitadas de continuar morando em suas casas, são encaminhadas aos abrigos, e recebem, por um período de três meses, atendimento psicossocial e jurídico.

Atualmente, 12 municípios do Estado contam com uma delegacia da Mulher, mas apenas a Capital possui uma unidade especializada na questão, e o atendimento às vítimas é feito no horário comercial, das 8h da manhã às 18h, o que, para Delcídio, dificulta a localização e a prisão dos agressores que cometem o crime em horários que impedem a vítima de procurar a polícia.

Nos siga no Google Notícias