ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Se não for julgado antes, Bernal só volta à Câmara após recesso

Josemil Arruda | 06/01/2014 17:16
Câmara da Capital faz a primeira sessão de 2014 no dia 3 de fevereiro (Foto: arquivo)
Câmara da Capital faz a primeira sessão de 2014 no dia 3 de fevereiro (Foto: arquivo)

A primeira sessão legislativa da Câmara de Campo Grande neste ano de 2014 acontecerá no dia 3 de fevereiro, uma segunda-feira, a partir das 9 horas. Trata-se da sessão inaugural normalmente feita com a presença do prefeito, que tem espaço reservado para fazer balanço do ano que passou e fazer projeção quanto ao atual exercício.

O primeiro-secretário da Mesa Diretora da Câmara, Delei Pinheiro (PSD), informou nesta tarde que o prefeito Alcides Bernal (PP) deverá ser convidado oficialmente para participar da sessão. Indagado se ele participará da sessão inaugural, apesar da crise política, Delei respondeu: “Bernal vai ser convidado. Isso é praxe no Legislativo. É provável que vá sim, afinal, se ele não tem maioria na Câmara, pelo menos tem de prestigiar a base dele”.

Os vereadores entraram em recesso parlamentar no dia 20 de dezembro, após aprovarem o Orçamento de Campo Grande para 2014, mas somente as atividades em Plenário ficam suspensas. A Casa de Leis continua de portas abertas durante o recesso. Segundo a Mesa Diretora, nesse período, os gabinetes dos parlamentares e os setores administrativos funcionam normalmente.

Apesar do recesso, a Câmara de Campo Grande iniciou no dia 26 de dezembro o julgamento do prefeito Alcides Bernal por crime político-administrativo, com base em denúncia avalizada pela Comissão Processante. A sessão extraordinária daquele dia foi encerrada por determinação judicial. A Câmara deve recorrer, mas o seu presidente, Mario Cesar (PMDB), já avisou que antes disso vai esperar o posicionamento do desembargador Hildebrando Neto, que retoma amanhã suas atividades, após o recesso forense.

Caso não seja retomado o julgamento em janeiro, o que é difícil de ocorrer já que vários vereadores estão viajando de férias, Bernal só voltar a ficar frente a frente com os vereadores no dia 3 de fevereiro, isso se realmente comparecer.

Integrante da base de apoio do prefeito Bernal, a vereadora Luiza Ribeiro (PPS) não sabe se Bernal participará da sessão inaugural. “Não sei. Eu não estranharia se ele não fosse, pois vivemos numa situação atípica”, opinou ela.

Comissão Representativa – Do ponto de vista político, a Câmara mantém durante o recesso Parlamentar uma Comissão Representativa, que foi criada no penúltimo dia antes do recesso, 19 de dezembro. Seus cinco membros ficam encarregados de acompanhar o andamento das atividades legislativas, para dar continuidade nos trabalhos da Casa de Leis, mesmo sem a realização de sessões ordinárias, além de fiscalizar as ações da Prefeitura.

Compõem a Comissão Representativa dos vereadores Delei Pinheiro, Jamal Salém (PR), Chiquinho Telles (PSD), Carlos Augusto, o Carlão (PSB), e Rose Modesto (PSDB).

Nos siga no Google Notícias