ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Até secretário de Saúde fura fila da vacina em Mato Grosso do Sul

Prefeito Valdir do Couto Junior, investigado por receber coronavac sem estar nos grupos prioritários, não respondeu ao MPMS ainda

Marta Ferreira | 25/01/2021 15:15
O secretário Toninho da Farmácia, de máscara, em reunião com o prefeito de Nioaque, Valdir do Couto Junior. (Foto: Divulgação)
O secretário Toninho da Farmácia, de máscara, em reunião com o prefeito de Nioaque, Valdir do Couto Junior. (Foto: Divulgação)


Não foi só o prefeito de Nioaque, Valdir do Couto Junior (PSDB) que furou a fila da vacina contra a covid no dia 19 de janeiro, na Aldeia Brejão. O secretário de Saúde da cidade, Antônio Raimundo da Silva, também recebeu a dose, mesmo sem estar nos grupos prioritários para receber o imunizante.

O episódio é alvo de apuração MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), que ainda não conseguiu ouvir o prefeito a respeito. Valdir do Couto Junior desmarcou a conversa com a promotora do caso marcada para sexta-feira passada, prometeu se manifestar por escrito, mas ainda não o fez.

Conforme a reportagem apurou, o secretário foi ouvido hoje cedo e se mostrou arrependido. Usou a mesma justificativa dada em nota à imprensa para a atitude: incentivar os índios a se vacinarem.

Responsável pelo caso, a promotora Mariana Sleiman informou que também está em contato com o MPF (Ministério Público Federal) pois a investigação pode derivar em procedimentos na esfera estadual e na federal.

É que como os recursos da vacina são do SUS (Sistema Único de Saúde), o MPF também tem competência para abrir procedimento sobre esse caso. Além disso, o órgão federal é responsável pelas questões relacionadas às populações indígenas.

No âmbito do MPMS, o prefeito pode ser enquadrado em improbidade administrativa.

O prefeito Valdir do Couto no momento da vacinação na aldeia Brejão. (Foto: Reprodução de notícia de fato ao MPMS)
O prefeito Valdir do Couto no momento da vacinação na aldeia Brejão. (Foto: Reprodução de notícia de fato ao MPMS)

Quem é - Couto, reeleito este ano, é candidato em chapa única à presidência da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul). Dentista, ele diz que tomou a dose por ser profissional de saúde e para incentivar os índios da aldeia Brejão

O secretário Antônio Raimundo Silva é ex-vereador da cidade, conhecido como “Toninho da Farmácia.

 A denúncia foi feita à Ouvidoria do Ministério Público de Mato Grosso do Sul, inclusive com fotografia do exato momento em que o prefeito recebe a dose de coronavac no braço. Pelas regras, só indígenas e profissionais da saúde na linha de frente além de idosos em asilos estão nessa lista da primeira fase.

Não foi protocolada imagem do secretário sendo vacinado, mas a apuração localizou a ficha dele entre as pessoas atendidas no dia e ele mesmo confessou.

Desde a semana passada, a reportagem tenta falar com o prefeito Valdir do Couto Junior, sem resposta.

Nos siga no Google Notícias