ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

Sem emenda polêmica, lei autoriza criação de dez promotorias no MP

Emenda que foi retirada proibia promotores de investigar deputados, secretários e prefeitos

Leonardo Rocha | 03/06/2019 10:54
Prédio com promotorias de Justiça do MPE, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis - Arquivo)
Prédio com promotorias de Justiça do MPE, em Campo Grande (Foto: Paulo Francis - Arquivo)

O governo sancionou a lei que autoriza a criação de dez novas promotorias no MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), sem a emenda polêmica que proibia promotores de investigar deputados, secretários (estaduais) e prefeitos. Este trecho foi retirado do projeto, após acordo entre os poderes.

A proposta inicial criava cinco cargos de promotor de Justiça de Segunda Entrância e mais cinco (cargos) de Promotor de Justiça de Entrância Especial, no entanto no meio da tramitação na Assembleia, os deputados apresentaram uma emenda para exigir que só o procurador-geral de Justiça investigasse o legislativo.

A questão gerou reclamações do Ministério Público, que após diálogo com os deputados, se chegou a uma “saída”, que foi uma resolução que criava regras sobre tais investigações contra deputados, prefeitos e secretários. Este entendimento gerou a retirada da emenda, que foi arquivada.

Com o acordo, os deputados aprovaram o texto original que cria dez novas promotorias, que segundo o Ministério Público, serão implantadas de forma gradativa, de acordo com o orçamento da instituição. Esta lei foi publicada hoje (03), no Diário Oficial do Estado, pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB).

Nos siga no Google Notícias