ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Política

Deputados aprovam criação de promotorias sem emenda polêmica

Aprovação aconteceu durante sessão, na manhã desta quarta-feira, e sem emenda que proibia investigação dos parlamentares

Liniker Ribeiro e Leonardo Rocha | 24/04/2019 12:33
Registro durante uma das sessões na Assembleia Legislativa de MS (Foto: Assessoria/ALMS)
Registro durante uma das sessões na Assembleia Legislativa de MS (Foto: Assessoria/ALMS)

Após longa discussão, deputados aprovaram com 14 votos favoráveis, e nenhum contra, o projeto que cria 10 novas promotorias no Ministério Público Estadual. A votação foi realizada, na manhã desta quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Agora, a proposta precisa passar por uma segunda votação para, em seguida, ser encaminhada para sanção do governador Reinaldo Azambuja.

O projeto foi aprovado sem a polêmica emenda que proibia promotores de investigar os deputados, já que o assunto foi retirado depois de um acordo entre a Assembleia e o MP. Pela proposta, secretários estaduais, prefeitos e integrantes do Poder Judiciário também não poderiam ser investigados por promotores, cabendo esta tarefa apenas ao procurador-geral de Justiça. Para o Ministério Público, a ação era inconstitucional.

O projeto do Ministério Público cria cinco cargos de promotor de Justiça de Segunda Entrância e mais cinco (cargos) de Promotor de Justiça de Entrância Especial, além de também transformar cargos (cinco) de primeira entrância para segunda (entrância).

Também estabelece que a instalação das Promotorias de Justiça, com seus respectivos cargos, será criada de forma gradativa, de acordo com a disponibilidade orçamentária e financeira do Ministério Público, sendo todos os custos adicionais contidos no orçamento próprio da instituição.

A proposta vai passar pela primeira votação nesta quarta-feira (24), precisando ainda de uma segunda (avaliação), antes de seguir para sanção do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), terminando assim o desfecho sobre esta matéria.

Nos siga no Google Notícias