ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

Sem mudança aprovada, eleição para chefe do MP em 2018 vai excluir promotor

Regras foram divulgadas nesta sexta-feira no Diário Oficial da instituição e prevê eleição para março do ano que vem

Mayara Bueno | 24/11/2017 15:17
Prédio das promotorias de Justiça, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).
Prédio das promotorias de Justiça, em Campo Grande. (Foto: Paulo Francis).

O MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) divulgou nesta sexta-feira (24) a regulamentação das eleições para procurador-geral da instituição, que vão acontecer em março de 2018.

O próximo pleito, no entanto, só permitirá a participação dos procuradores. Um projeto de lei que tramita na Assembleia Legislativa do Estado prevê autorização para que promotores de Justiça também concorram. Porém a demanda só foi aprovada em primeira votação este ano, faltando ainda a análise em segunda discussão. Desta forma, a medida ainda não tem validade.

Conforme a instituição, a regulamentação da eleição do ano que vem precisava ser publicada agora para cumprimento da Lei Orgânica do MPE que discorre sobre os prazos de desincompatibilização e regras eleitorais.

A eleição está prevista para 23 de março de 2018. Os três candidatos mais votados compõe a chamada lista tríplice, que é encaminhada ao governador do Estado, quem escolhe o procurador-geral.

Quem quiser concorrer na próxima eleição precisa se desvincular de cargos de procurador-geral, adjunto, membro que exerça cargo ou função de confiança; dirigentes de entidades classistas e culturais ligadas ao Ministério Público.

Só poderá concorrer ao cargo se apresentar requerimento ao presidente da Comissão Eleitoral entre 7 e 9 de fevereiro de 2018, das 8 às 11 horas e das 13 às 18 horas. Em 15 do mesmo mês será publicado a relação de candidatos cujas inscrições foram deferidas e indeferidas.

A eleição ocorrerá na sede da Procuradoria-Geral de Justiça, das 9 às 17 horas do dia 23 de fevereiro. O prédio está localizado na rua Presidente Manuel Ferraz de Campos Salles, nº 214, Jardim Veraneio, em Campo Grande.

O atual procurador-geral é Paulo Passos, eleito em 2015, e pode, se tiver intenção, se candidatar à reeleição ano que vem.

Nos siga no Google Notícias