ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Política

Sem previsão de sair, senador Delcídio completa dois meses preso

Parlamentar já teve pedido de liberdade negado

Mayara Bueno | 25/01/2016 10:02
Senador Delcídio do Amaral; parlamentar está preso desde novembro. (Foto: Arquivo)
Senador Delcídio do Amaral; parlamentar está preso desde novembro. (Foto: Arquivo)

O senador Delcídio do Amaral (PT) completa, nesta segunda-feira (25), dois meses preso. Em novembro passado, o parlamentar foi detido em Brasília, em desdobramentos da Operação Lava Jato, porque estaria atrapalhando as investigações, ao tentar dificultar a delação premiada de Nestor Cerveró, ex-diretor da Petrobras.

Desde então, o parlamentar, mantido inicialmente na superintendência da Polícia Federal, em Brasília, foi transferido para o presídio militar, teve a prisão mantida pelo STF (Supremo Tribunal Federal) e Senado, e agora aguarda o retorno dos trabalhos do judiciário e legislativo para entrega de nova defesa.

Segundo a PGR (Procuradoria Geral da República), que já denunciou o senador ao STF, ele teria agido de forma a dificultar a colaboração premiada de Cerveró, com o objetivo de evitar que fosse divulgado seu envolvimento nas possíveis irregularidades da Petrobras. O petista ainda foi gravado oferecendo um plano de fuga ao ex-diretor.

Havia cogitação, até agora negada pela defesa, em torno de o senador aderir à delação premiada, o que foi reforçado quando o parlamentar contratou o advogado Antonio Figueiredo Basto, em dezembro passado, especialista em acordos de colaboração. Ele é responsável pelo processo de colaboração do doleiro Alberto Yousseff. Além disso, há informações de que o petista teria voltado a manifestar irritação com o governo e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

De acordo com a assessoria de comunicação de Delcídio, o senador segue na mesma situação e os advogados preparam novo pedido de liberdade, a ser entregue assim que os trabalhos no STF forem reabertos. Sobre sua condição, a assessoria disse que “ele segue tranquilo, dentro das possibilidades”. O senador petista, que está com a filiação partidária suspensa, cumpre prisão preventiva, quando não há prazo para acabar.

Nos siga no Google Notícias