ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Política

Seminário vai debater as regras do TCE para fiscalizar as prefeituras

Evento vai ocorrer na sede da Assomasul, em Campo Grande, com debates e palestras entre os dias 4 e 5 de abril

Leonardo Rocha | 02/04/2019 08:41
Evento vai contar com prefeitos e técnicos da administração municipal (Foto: Divulgação - Assomasul)
Evento vai contar com prefeitos e técnicos da administração municipal (Foto: Divulgação - Assomasul)

A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), em parceria com o TCE (Tribunal de Contas do Estado), promove nesta semana um seminário para discutir a fiscalização do Tribunal nas prefeituras, em relação as obrigações e responsabilidades dos gestores municipais, assim como sua devida situação financeira.

O evento vai começar na próxima quinta-feira (4), a partir das 9h, na sede da Assomasul, em Campo Grande. O seminário vai ser direcionado tanto aos prefeitos das 79 cidades do Estado, assim como aos técnicos que trabalham na administração municipal.

Com o tema “Os municípios e as novas normativas do TCE-MS”, o seminário vai ocorrer até o dia 5 de abril. Já no primeiro dia (4) haverá as palestras dos conselheiros Ronaldo Chadid e Márcio Monteiro, das 10h até às 12h. Chadid vai falar sobre o protagonismo dos prefeitos em relação aos direitos fundamentais e a fiscalização dos Tribunais de Contas.

Já Márcio Monteiro irá discutir a “Receita Própria dos Municípios”. Ainda na quinta-feira, no período da tarde, caberá a chefe do Setor de Protocolo do TCE-MS, Simone Cabral Amorim, falar sobre os princípios do novo manual de “peças obrigatórias” do Tribunal.

Depois haverá um debate sobre o “Sistema Protocolo Virtual”, das 16h às 17h, com os palestrantes Douglas Avedikian, que é diretor de gestão do TCE, além de Fábio Almeida e Cleiton Barbosa da Silva, chefe da Tecnologia da Informação.

Regras - Para o último dia do evento, na sexta-feira, o diretor-geral da Corte Fiscal, Eduardo dos Santos Dionizio, irá falar sobre o regimento interno do Tribunal de Contas, que trata dos prazos, instrução processual, recursos e a chamada responsabilidade solidária. A última palestra do seminário vai tratar da “Intimação Eletrônica pelo TCE-MS”.

O evento vai servir de troca de informações entre prefeitos, técnicos e conselheiros do Tribunal, com a intenção de esclarecer dúvidas em relação a fiscalização da instituição, assim como prazos, processos e como os gestores devem ser intimados e recorrer de eventuais punições.

Nos siga no Google Notícias