ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Simone sugere criação de Comissão de Segurança Pública no Senado

Proposta de senadora foi apresentada após divulgação de dados do Atlas da Violência-2018; segundo ela, violência segue entre as maiores preocupações da sociedade

Humberto Marques | 05/06/2018 19:13
Simone destaca que segurança pública segue entre as principais preocupações da sociedade. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Simone destaca que segurança pública segue entre as principais preocupações da sociedade. (Foto: Divulgação/Assessoria)

A senadora Simone Tebet (MDB) sugeriu ao Senado a instalação de uma Comissão de Segurança Pública, a fim de atuar na proposição e tramitação de projetos para o setor. A medida foi apresentada após a divulgação dos números do Atlas da Violência-2018, nos quais a falta de segurança figura entre as principais preocupações da população.

Simone lembrou que, no Congresso, o tema já foi colocado como pauta prioritária no ano passado, e que apenas na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) relatou cerca de 40 projetos com a segurança pública no foco central.

“Talvez (seja o caso de) instalar uma comissão permanente nesta Casa só para tratar do assunto. Ao andar pelas ruas vemos que o problema que mais assola o brasileiro hoje é a violência, seja nos grandes centros ou nas médias e nas pequenas cidades”, disse a senadora. Para ela, a comissão poderia atuar ao lado do Executivo e do Judiciário. “Nós temos que discutir realmente a legislação ultrapassada, o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei de Execução Penal, o sistema presidiário”.

A senadora ainda lamentou que o sistema prisional tenha um alto custo. “Enquanto um aluno, no Ensino Fundamental, custa R$ 2,5 mil por ano no Brasil, um preso custa R$ 2,5 mil por mês. É preciso fazer uma análise maior em relação à reestruturação da legislação, ouvindo a sociedade; é preciso investir no Sistema de Fronteiras (Sisfron), cujos recursos, todos os anos, vem governo, passa governo, são contingenciados”, criticou.

Nos siga no Google Notícias