A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

28/03/2019 10:04

Socorro aos estados vai ter de esperar debate sobre previdência, avisa Simone

Para senadora assunto só deve voltar a pauta daqui uns 15 dias no Congresso Nacional

Leonardo Rocha
Senadora Simone Tebet (MDB), durante sessão em Brasília (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)Senadora Simone Tebet (MDB), durante sessão em Brasília (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

A senadora Simone Tebet (MDB) revelou que propostas para ajudar os cofres dos estados ainda estão em pauta no Senado Federal, no entanto perdeu espaço para discussões sobre a reforma da previdência e a lei anticrime, do Ministério da Justiça. Ela entende o assunto vai voltar ao palco dos debates daqui uns 15 dias.

“Existem assuntos que estão ganhando os holofotes, até para se apagar o fogo, em relação à reforma da previdência e a lei anticrime, mas existe uma sensibilidade dos senadores, em discutir as propostas para salvar as finanças dos estados”, disse a senadora ao Campo Grande News.

Ela ponderou que algumas alternativas já foram colocadas na mesa, entre elas usar parte dos recursos dos leilões da Petrobras, para direcionar aos estados. “A expectativa da União é obter até R$ 100 bilhões com estes leilões e uma fatia deste montante poderia ser enviado aos estados”, descreveu.

Simone disse que os senadores ainda estão “resgatando” projetos que possam diminuir a burocracia nos estados, ajudando assim a questão financeira. Outra alternativa é a própria mediação junto ao governo federal, para ou ter um aumento de receita tributárias às federações, ou diminuir as atribuições.

“Nossa defesa é que os recursos advindos dos impostos precisam ter uma fatia maior nas mãos dos estados e municípios, por isso deveria ter uma mudança na Constituição, para se fazer um novo pacto federativo”, acrescentou.

Apesar da urgência de alguns estados, a senadora reconhece que no momento o assunto caminha “mais devagar”, devido a assuntos que ganharam espaço, mas acredita que em breve volta a ter prioridade na discussão do Senado.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions