ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

TCE convoca eleição para substituir José Ricardo no cargo de vice

Aline dos Santos | 04/02/2015 09:37
Vaga de José Ricardo Cabral é protagonista de disputa judicial. (Foto: Divulgação/TCE)
Vaga de José Ricardo Cabral é protagonista de disputa judicial. (Foto: Divulgação/TCE)

O TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) fará eleição no próximo dia 10 para o cargo de vice-presidente. O eleito vai substituir o conselheiro José Ricardo Pereira Cabral, que fazia parte da chapa única, liderada pelo conselheiro Waldir Neves. A chapa foi eleita em outubro do ano passado.

De acordo com a convocação, publicada nesta quarta-feira, foi declarada vacância do cargo devido ao não comparecimento de José Ricardo para tomar posse no cargo em primeiro de janeiro. A asuência caracterizou renúncia.

José Ricardo é protagonista de uma disputa no tribunal. Ele pediu aposentadoria em 25 de novembro de 2014, abrindo caminho para a indicação do ex-deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR).

A nomeação chegou a ser publicada pelo então governador André Puccinelli (PMDB). Mas o tribunal alegou que foi montado um processo de aposentadoria paralelo e obteve liminar no TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), que suspendeu a nomeação de Arroyo.

Se a nomeação for considerada nula, fica aberto o caminho para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nomear o novo conselheiro.

Histórico - O pedido de aposentadoria de José Ricardo foi feito em 25 de novembro, mas até o dia 15 de dezembro não tinha sido remetido pelo tribunal ao governador do Estado, a quem cabia indicar o sucessor na corte fiscal.

No dia 15 de dezembro, José Ricardo, que ocupava a presidência do TCE, assinou a própria aposentadoria, após ter recebido visita de Jerson Domingos, Arroyo e do então procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco. O processo foi acelerado para que a indicação fosse feita ainda na gestão de André Puccinelli.

No dia seguinte, 16 de dezembro, o decreto de aposentadoria de José Ricardo foi publicado no Diário Oficial do Estado. Horas depois, a Assembleia recebeu decreto legislativo do governo com a indicação de Arroyo.

A aprovação veio no dia 18 de dezembro. Neste mesmo dia, o Tribunal de Contas, que já havia apontado a nulidade do procedimento, tido como "paralelo" por não cumprir o rito formal, fez sessão extraordinária anulando a aposentadoria de José Ricardo. No dia 24 de dezembro, Arroyo foi nomeado conselheiro do TCE.

Nos siga no Google Notícias