ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Justiça suspende sessão secreta que anulou aposentadoria do TCE

Aline dos Santos | 19/01/2015 10:56
TCE anulou aposentadoria em sessão reservada do dia 18 de dezembro, (Foto: Divulgação)
TCE anulou aposentadoria em sessão reservada do dia 18 de dezembro, (Foto: Divulgação)

A Justiça suspendeu os efeitos da sessão secreta realizada pelo TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) e manteve, desta forma, a aposentadoria do conselheiro José Ricardo Cabral. Contudo, a decisão do desembargador Sideni Soncini Pimentel não valida a nomeação do deputado estadual Antônio Carlos Arroyo (PR) para a vaga na corte fiscal.

“Diante do exposto, defiro parcialmente o pedido de liminar feito na inicial, para o fim especial de suspender apenas e por enquanto os efeitos das deliberações tomadas na Sessão Reservada realizada no dia 18 de dezembro de 2014 pelo Tribunal de Contas do Estado (que declarou a ilegalidade do ato de aposentadoria do Conselheiro José Ricardo Pereira Cabral), mantido, entretanto, o óbice à pose do Deputado Antônio Carlos Arroyo até solução final da lide”, afirma o magistrado na decisão, datada de 16 de janeiro.

No mandado de segurança, uma das várias frentes da batalha jurídica travada pelo cargo no Tribunal de Contas, a defesa de José Ricardo alegou que ele não teve direito à ampla defesa, pois “jamais” foi notificado para se defender e sequer foi convocado para a sessão reservada.

Também no último dia 16, mas em mandado de segurança movido pelo TCE, o desembargador Sideni Soncini Pimentel ratificou liminar concedida em 25 de dezembro, que suspendeu o efeito do decreto que nomeou Arroyo para o Tribunal de Contas.

A briga ainda chegou ao STJ (Superior Tribunal de Justiça), que manteve liminar suspendendo a nomeação. A vaga em disputa tem conotações de poder econômico e político. O cargo é vitalício e tem remuneração de R$ 26.589,68. A nomeação de Arroyo foi feita pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB), após articulações do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jerson Domingos (PMDB), que também assumirá vaga na corte de contas.

Se a nomeação for considerada nula, fica aberto o caminho para o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nomear o novo conselheiro.

Histórico - O pedido de aposentadoria de José Ricardo foi feito em 25 de novembro, mas até o dia 15 de dezembro não tinha sido remetido pelo tribunal ao governador do Estado, a quem cabia indicar o sucessor na corte fiscal.

No dia 15 de dezembro, José Ricardo, que ocupava a presidência do TCE, assinou a própria aposentadoria, após ter recebido visita de Jerson Domingos, Arroyo e do então procurador-geral do Estado, Rafael Coldibelli Francisco. O processo foi acelerado para que a indicação fosse feita ainda na gestão de André Puccinelli.

No dia seguinte, 16 de dezembro, o decreto de aposentadoria de José Ricardo foi publicado no Diário Oficial do Estado. Horas depois, a Assembleia recebeu decreto legislativo do governo com a indicação de Arroyo.

A aprovação veio no dia 18 de dezembro. Neste mesmo dia, o Tribunal de Contas, que já havia apontado a nulidade do procedimento, tido como "paralelo" por não cumprir o rito formal, fez sessão extraordinária anulando a aposentadoria de José Ricardo. No dia 24 de dezembro, Arroyo foi nomeado conselheiro do TCE.

Nos siga no Google Notícias