ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  14    CAMPO GRANDE 36º

Política

Terras em faixa de fronteira são tema de nova reunião de Comissão no Senado

Audiência pública será realizada na próxima quarta-feira (17) para ouvir órgãos federais e entidades rurais

Por Kamila Alcântara | 14/09/2025 11:44
Terras em faixa de fronteira são tema de nova reunião de Comissão no Senado
Senadora Tereza Cristina é autora do requerimento para o debate (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

O Senado vai discutir nesta quarta-feira (17), às 9h30, a criação de regras para o registro de terras públicas localizadas em faixas de fronteira que foram vendidas ou concedidas ao longo dos anos. O debate será conduzido pela CRE (Comissão de Relações Exteriores), a pedido da senadora Tereza Cristina (PP), relatora da proposta.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Senado debate regras para registro de terras públicas em faixas de fronteira. Comissão de Relações Exteriores discutirá projeto que visa dar segurança jurídica ao processo, em regiões estratégicas para a soberania nacional. Audiência pública, marcada para quarta-feira, reunirá representantes do governo, judiciário, entidades agrícolas e especialistas. Objetivo é debater o Projeto de Lei 4.497/2024, que busca esclarecer normas para registro de imóveis nessas áreas. A iniciativa tramita em conjunto com outras medidas para regularização fundiária na fronteira, como a prorrogação do prazo para regularização até 2030, aprovada pelo Congresso.

O Projeto de Lei 4.497/2024, de autoria do deputado Sebastião Medeiros (PP-PR), busca dar mais clareza e segurança jurídica ao processo de registro dos imóveis nessas regiões, consideradas estratégicas do ponto de vista social, econômico e da soberania nacional.

Segundo a justificativa da parlamentar, a audiência pública vai permitir “o alinhamento das ações com as demandas da sociedade, promovendo maior legitimidade às alterações legislativas e contribuindo para a construção de uma legislação mais eficiente e adequada às necessidades do país”.

Foram convidados para participar da audiência o advogado-geral da União adjunto, Junior Divino Fideles; a conselheira do Conselho Nacional de Justiça, Maria Tereza Uille; o consultor jurídico do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Carlos Henrique Naegeli Gondim; além de representantes da Sociedade Rural Brasileira, da Anoreg/BR (Associação dos Notários e Registradores do Brasil) e das federações de agricultura de nove estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

A proposta tramita em paralelo a outras medidas sobre o tema, como a ampliação do prazo para regularização de imóveis rurais na faixa de fronteira até 2030, já aprovada pelo Congresso Nacional e que aguarda sanção presidencial.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.