ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Justiça manda aumentar duodécimo em Caracol

Paulo Fernandes | 16/12/2010 19:15

Câmara receberá 8% do orçamento e não 7% como queria a prefeitura

Por unanimidade, o TJ/MS (Tribunal de Justiça) concedeu medida de segurança à Câmara Municipal de Caracol (364 km de Campo Grande), determinando à prefeitura o repasse neste ano de 8% do orçamento.

O Executivo havia reduzido o duodécimo para 7% tendo como base a Emenda Constitucional 58, mas a Câmara impetrou um mandado de segurança alegando que ela só produz efeito a partir de 1º de janeiro de 2010 no que diz respeito à redução do duodécimo.

Em 1º grau havia sido negada a segurança, com o entendimento de que o dispositivo legal teria aplicação imediata, mas a Câmara recorreu da decisão e a PGJ (Procuradoria Geral de Justiça) opinou pelo conhecimento e provimento.

O relator, Desembargador Oswaldo Rodrigues de Melo, lembrou que o Poder Legislativo não possui meios próprios de arrecadação e depende exclusivamente do repasse para custear seus gastos, desde pagamento de servidores a gastos com energia elétrica ou aluguel.

“Se o orçamento do municipal foi elaborado e votado em 2009, enquanto a Emenda Constitucional 58 claramente consignou que somente entraria em vigor em janeiro de 2010, entende-se que somente passaria a regular a matéria a ser elaborada e votada em 2010”, disse.

O relator levou em considerando que a Câmara definiu seu teto orçamentário para este ano em meados de 2009, meses antes de a nova regra ser aprovada e em consonância com o texto constitucional vigente.

Para ele, a Emenda 58 não poderia “ferir o ato jurídico perfeito e o direito adquirido”.

Nos siga no Google Notícias