A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 17 de Agosto de 2017

28/09/2013 08:54

Trapalhada no orçamento de Bernal teve até servidor driblando secretário

Zemil Rocha
Bernal ao lado do seu secretário de Planejamento, Ben Hur (Foto: arquivo)Bernal ao lado do seu secretário de Planejamento, Ben Hur (Foto: arquivo)

A denúncia de trapalhada orçamentária na gestão do prefeito Alcides Bernal (PP), relativo ao envio de duas peças de Orçamento para 2014, feita esta semana pela presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Grande, Grazielle Machado (PR), teve um ingrediente de desrespeito à hierarquia funcional. Um técnico promoveu “correções” e juntou anexos no projeto encaminhado aos vereadores pelo secretário de Planejamento, Finanças e Controle, Wanderley Ben Hur, sem este saber das alterações.

Dada a gravidade da situação, Grazielle chegou a fazer um pronunciamento da tribuna da Câmara, jogou um dos projetos de Orçamento no chão e bradou: “Esse orçamento não presta para nada; deve ser levado à fogueira”. A vereadora constatou a existência de duas peças orçamentárias distintas, uma entregue à Mesa da Câmara e outra no gabinete dos vereadores. Além disso, houve equívoco até mesmo no valor global do Orçamento de Campo Grande para o ano que vem. “No Anexo 7 a prefeitura prevê um orçamento de R$ 1,8 bilhão. Já no anexo 8 é apresentado o Orçamento de R$ 2,9 bilhões”, afirmou a republicana.

A duplicidade orçamentária e os erros nos valores foram justificadas pelo secretário Wanderlei Ben Hur como decorrentes de “falhas humanas”, atribuindo parte da culpa pelo problema a um técnico de sua pasta. “Foi entregue no prazo a proposta orçamentária. Depois foi verificado que faltavam alguns anexos e que existiam também erros de soma. Um técnico da Secretaria de Planejamento mandou encadernar o Orçamento com esses anexos e eu não tomei conhecimento e entreguei para cada um dos vereadores”, explicou Ben Hur.

Indagado se aberto algum inquérito ou processo administrativo disciplinar, o secretário respondeu: “Eu conversei com o funcionário e ele assumiu o erro. Estou levando ao conhecimento do prefeito para saber qual vai ser o caminho”. “Esses equívocos geralmente acontecem e são corrigidos. Não existe má–fé”, garantiu o chefe.

Para desfazer o equívoco na Câmara, acabando com a desconfiança de que o objetivo seria enganar os vereadores, o secretário Ben Hur esteve na Câmara na última quinta-feira e levou consigo o funcionário que teria sido responsável pelas correções e inclusões de anexos na peça orçamentária que foi encadernada e distribuída nos gabinetes.

Outra medida adotada por Ben Hur foi determinar à sua equipe que faça uma verificação minunciosa da peça orçamentária a fim de detectar erros apontados pela Câmara. “Estamos fazendo pente fino em todo projeto e vamos mandar ofício à Câmara para consertar isso”, afirmou ele, lembrando, porém, que muitas das correções serão feitas pelo próprio Poder Legislativo através de emendas.

Questionado sobre como foi possível haver anexos do Orçamento com valores globais diferentes, dando a entender que havia duas peças, uma no valor de R$ 1,8 bilhão e outra de R$ 2,9 milhões, o secretário atribuiu a problema de erro de soma. “A divergência decorreu de erro de soma. As receitas e despesas somaram R$ 2,9 bilhões, mas nos anexos as somas estavam com valor discrepante”, afirmou.

Provocado a responder por que tantos erros, já que nas gestões anteriores na Prefeitura de Campo Grande nunca houve notícia de equívocos dessa natureza, o secretário declarou: “Quero crer que seja erro humano, passível de qualquer ser vivo”.

Governador assina ordem de serviço para asfalto e entrega viaturas hoje
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) assina nesta quinta-feira (17), ordem de serviço para pavimentação e drenagem de águas pluviais em seis quilôme...
Ainda tem o que entregar sobre Michel Temer em delação, diz Funaro
O corretor de valores Lúcio Bolonha Funaro, preso na Papuda, em Brasília, disse nesta quarta (16) que "ainda tem" o que entregar sobre o presidente M...
Sem consenso, Câmara adia votação da reforma política
Sem consenso e diante de muita polêmica, o plenário da Câmara dos Deputados adiou na noite desta quarta-feira (16) a votação do texto-base de parte d...



COMO JÁ DIZ O BORDÃO DAS RUAS: "BERNAL, UMA VERGONHA NACIONAL!"
FORA JÁ!
 
Laudson Cruz em 29/09/2013 09:54:24
enquanto isso...esperamos algo por campo grande..porque até agora nada...nem por parte da prefeitura, nem por parte da camara...
 
marcel dos santos nobre em 29/09/2013 09:49:44
Que absurdo !!!! Essa equipe tá brincando com dinheiro público ? Erro de soma ? quem eles estão querendo enganar além dos vereadores, os 270.000 que votaram nele ? O povo tem o prefeito que merece.Troca de equipe meu filho...troca..
 
Paulo Araujo em 29/09/2013 08:52:45
Li a pergunta: Provocado a responder por que tantos erros, já que nas gestões anteriores na Prefeitura de Campo Grande nunca houve notícia de equívocos dessa natureza, o secretário declarou: “Quero crer que seja erro humano, passível de qualquer ser vivo”.???? será mesmo essa a resposta, ou os vereadores estão trabalhando, o que antes não faziam, todos os erros nas administrações passadas, e passava em branco pela Câmara, aliás ninguem nem lia a Proposta Orçamentária, tudo era negociado antes, para aprovação num é mesmo Grazieli Machado. Alguem tem noticias antes? alguem leu antes?
 
carla mattos em 29/09/2013 00:15:01
Considerar este fato como "um equivoco que geralmente acontece" , então esse profissional está apto para fazer os balancetes destinados ao Tribunal de Contas. Socorro.
 
silvana silveira em 28/09/2013 21:13:16
até quando nosso prefeito vai culpar funcionários da prefeitura? assume o seu erro ou de seus secretários, fica mais bonito falar a verdade.
 
wallace reis em 28/09/2013 19:01:17
Este BEN HUR é ruim de serviço ele é um grande enganador não sabe fazer nada nem conferir um orçamento.
 
Almir dos Santos em 28/09/2013 16:42:46
Na verdade o Ben Hur, o Chadid são ótimas escolhas do prefeito sim, o problema é que ele centralizou a administração toda nele, que adianta você ter uma grande equipe e não dar autonomia de trabalho a ela?
 
Anna Gonaçlves em 28/09/2013 15:44:58
Ora, está evidente que não se trata de "erro de equipe" de Bernal, mas lapso de um servidor de carreira da secretaria de planejamento e, o mais importante, se trata de falha que certamente seria percebida e corrigida, mesmo porque o papel da Câmara de Vereadores é perscrutar a peça orçamentaria, apontar falha e ofertar emendas. Assim, a novidade é a "marcação" exacerbada de uma vereadora que afoitamente saiu a afirmar que se tratava de embuste, má-fé, etc, etc.
 
Celso Pereira da Silva em 28/09/2013 14:12:29
Sei não. Mas, não acredito que tartaruga suba em árvore. Já disse que a equipe do Bernal - e aí inclusos os secretários - são ruim de doer. São mambembes mesmo. Agora dizer que foi erro de soma com o recurso do auto-soma do excell é piada. O que houve mesmo foi má-fe. E pegaram um bagrinho, quase um lambari e vão jogar o coitado no fogo. O que a equipe de planejamento queria mesmo era induzir o legislativo ao erro, o que é crime. E continuo não acreditando que tartaruga suba em árvores pelos seus próprios esforços.
 
Roque Cunha em 28/09/2013 12:18:57
Sr Ben Hur não manche ainda mais sua biografia pule fora desse barco furado, você sabe que não foi erro coisa nenhuma.
 
JAIRO SILVEIRA MACHADO em 28/09/2013 11:57:33
Prefeito Alcides Bernal...Uma vergonha nacional.
Fala que vai anunciar nome de música e de cantor sertanejo, como também a hora certa em alguma rádio am, e vaza...
 
Enio Alves Gomes em 28/09/2013 11:36:09
Prefeito ja te pedi que de oportunidade ao meu professor de direito administrativo que é o melhor de Campo Grande. De uma olhada nos seus currículos que vc vai encontrar o dele sei até que ele ja esteve com Sr.. Essas trapalhadas tenho certeza que irão acabar. Pense nisso de chance a pessoas preparadas. Sou sua eleitora e torço muito para que vc continue na prefeitura mas penso que o senhor deveria fazer um reforma política urgente porque o q esta ai, não esta dando certo. Pense nisso.
 
Marcela Martins em 28/09/2013 11:00:35
Depois de tudo mundo falar mal vem alguem falar o verdadeiro motivo do erro, o Bernal é assim primeiro o pessoal bate, bate, bate depois ele fala o que ocorreu.
 
marcelo martins em 28/09/2013 09:58:34
Lambança, em um projeto dessa importância é atestado de incompetência.
 
Ely Quevedo em 28/09/2013 09:54:35
Caracas, tem gente que não quer que fala, mas essa equipe do Bernal, não consegue dar uma dentro. Vão ser ruim de trabalho lá longe.
 
cezar adams em 28/09/2013 09:50:11
O prefeito não sei, mas o Ben Hur é um cara sério, honesto e competente, nem precisa estar na prefeitura, além do mais nem politico ele é, se tem alguma coisa boa nessa administração é ele.
 
Rossandro Ramalho em 28/09/2013 09:39:06
SR AGNALDO O QUE O SR ACHA DISSO??????SOU EU QUE ESTA DESINFORMADO?
 
GILMAR BENEDITO em 28/09/2013 09:24:17
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions