ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

TRE cria ouvidoria eleitoral atendendo resolução do CNJ

Redação | 21/07/2010 16:19

O TRE (Tribunal Regional Eleitoral) aprovou uma resolução criando a Ouvidoria da Justiça Eleitoral em Mato Grosso do Sul. A criação do órgão atende a uma resolução do CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Criada em pleno período eleitoral, a ouvidoria é um instrumento para aprimorar os meios de garantir a transparência dos trabalhos e ações do tribunal.

Por meio do órgão, segundo a assessoria de comunicação do TRE, será possível ampliar o acesso da população às suas atividades por meio de mecanismos simples e práticos.

Caberá à ouvidoria receber reclamações, sugestões, críticas e elogios, encaminhando as manifestações às unidades administrativas competentes e mantendo o interessado sempre informado sobre as providências adotadas.

O novo órgão também encaminhará aos dirigentes do TRE as denúncias, relatos ou fatos que envolvam a competência deles e irá interagir com as unidades internas para a solução dos questionamentos.

A ouvidoria poderá sugerir políticas para melhoria e aperfeiçoamento das atividades desenvolvidas pelas unidades e realizar eventos destinados ao esclarecimento dos direitos do eleitor e ao incentivo da participação popular no processo eleitoral.

Conforme a resolução que cria a ouvidoria, ela poderá manter e garantir, a pedido, sempre que a circunstância exigir, o sigilo da fonte das sugestões, questionamentos, reclamações, denúncias, críticas e elogios.

Para entrar em contato com a ouvidoria basta enviar um e-mail para ouvidoria@tre-ms.gov.br ou utilizar o formulário eletrônico disponível na página do TRE www.tre-ms.jus.br. Também será possível entrar em contato pessoalmente, por meio de carta ou por ligação telefônica, em número ainda não divulgado.

O ouvidor eleitoral ainda não foi definido, conforme a assessoria de comunicação do TRE.

Nos siga no Google Notícias