ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

TRE prevê para fevereiro nova eleição em Sidrolândia

Nyelder Rodrigues | 13/12/2012 22:31
Enelvo foi eleito com 50,25% dos votos, mas foi cassado e, como teve mais de 50% dos votos, força nova eleição para prefeito (Foto: Região News)
Enelvo foi eleito com 50,25% dos votos, mas foi cassado e, como teve mais de 50% dos votos, força nova eleição para prefeito (Foto: Região News)

O presidente do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), desembargador Josué de Oliveira, confirmou que Sidrolândia terá nova eleição para definir o prefeito da cidade.

O prefeito eleito em outubro, Enelvo Felini (PSDB), foi cassado na terça-feira (11) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O novo pleito deve acontecer pois Enelvo teve mais de 50% dos votos (50,25%).

Conforme entrevista dada ao site Jovem Sul News nesta noite, durante a inauguração do novo prédio do Fórum Eleitoral de Chapadão do Sul, a eleição deve acontecer no dia 24 de fevereiro de 2013.

Ainda de acordo com o desembargador, o processo eleitoral começará no dia 7 de janeiro, com convocação de convenções partidárias, registro de candidaturas e eleição para prefeito e vice-prefeito.

Enquanto o pleito não ocorre, em 2013 o cargo de prefeito em Sidrolândia será ocupado por vereador que for eleito presidente da Câmara Municipal. Para a eleição ocorrer, podem concorrer os mesmos candidatos e novos, exceto Enelvo.

Caso - O processo contra Enelvo foi movido pela coligação "Mais Trabalho por Sidrolândia", encabeçada por Acelino Cristaldo (PMDB), que terminou a disputa a prefeito na cidade em segundo lugar com 10.911 votos (46,19%).

Durante a eleição, Felini teve a candidatura contestada, mas o registro foi deferido com recurso ainda a ser julgado, o que permitiu que ele concorresse ao pleito.

No início do mês de julho, a Justiça Eleitoral recebeu a lista do TCE/MS (Tribunal de Contas do Estado) com 158 gestores que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas entre julho de 2004 e julho de 2012.

Enelvo, que já foi prefeito de Sidrolândia, faz parte da relação. Ele teria aplicado índices inferiores aos 60%, obrigatórios em lei, do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério).

Preocupação na cidade - A cassação do registro de candidatura de Enelvo Felini, segundo o atual prefeito de Sidrolândia, Dautro Fiuza (PMDB), criou um clima de preocupação no município.

Fiuza comentou que está preocupado com a administração da cidade a partir de 1° de janeiro, quando um prefeito interino deve assumir o comando do município até a realização da nova eleição.

“Isso é ruim para a administração, a gente não sabe quem vai ser o prefeito interino”, comentou Dautro durante cerimônia para continuidade do convênio do município com o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), na tarde desta quinta-feira (12), em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias