Últimos 10 anos provam que é bom conhecer o vice antes de votar para prefeito
Dois vice-prefeitos assumiram mandato desde 2014: veja quem são os candidatos para esse cargo
As mudanças de prefeito nos últimos anos em Campo Grande mostram que é importante saber quem são os candidatos a vice-prefeito antes de votar nas eleições marcadas para o dia 6 de outubro.
Dois vices assumiram nos últimos mandados. Em 2014, Gilmar Olarte ficou no lugar de Alcides Bernal, que foi cassado pela Câmara Municipal. Ambos eram do PP (Partido Progressista).
- Leia Também
- Confira a agenda dos candidatos à prefeitura de Campo Grande de hoje
- Candidatos à prefeitura se preparam para mais um debate do 1º turno
Em 2022, Marquinhos Trad (PSD) deixou a prefeitura para Adriane Lopes (PP) para ser candidato ao governo.

Nas eleições de outubro há oito candidatos que já participaram de entrevistas e debates na imprensa, mas quais são os vices? Confira quem está na chapa de cada postulante, informações básicas exigidas pela Justiça Eleitoral e destaques da trajetória.
A vice da prefeita Adriane Lopes (PP) é a dentista Camilla Nascimento de Oliveira (Avante), de 49 anos, de Goiânia (GO). Ela foi diretora do IMPCG (Instituto Municipal de Previdência de Campo Grande).
Camila ocupa o lugar do deputado federal Luiz Ovando (PP), que foi anunciado como vice, mas foi impedido de concorrer porque infringiu a lei eleitoral ao apresentar programa em televisão no período de pré-campanha. A vice ficou quase sete anos à frente do IMPCG. Ela também já foi secretária municipal de Saúde e diretora-presidente do Hospital Municipal, em São Gabriel do Oeste.

A vice do advogado Humberto Sávio Abussafi Figueiró, o “Beto Figueiró” (Novo) é a médica anestesiologista Cynthia Duailibi, de 51 anos, nascida em Campo Grande.
Em seu portal na Internet, Cynthia destaca que tem 17 anos de vivência médica; é apaixonada por marketing, branding e inovação; pós-graduada em Marketing Digital e MBA em Branding de Marca na PUC-RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). Ela informa ainda que é “mentora de mais de 200 profissionais que transformaram suas carreiras e obtiveram resultados positivos se posicionando na internet", além de criadora do curso Medmorfosis, que dá direcionamento aos médicos em sua jornada no mundo digital.

Humberto Rezende Pereira, o “Beto Pereira” (PSDB) tem como vice a policial militar Neidy Nunes Barbosa Centurião, a “Coronel Neidy” (PL), de 48 anos, nascida em Coxim. Ela é a primeira policial militar a conquistar o mais alto posto da corporação em Mato Grosso do Sul.
Coronel Neidy morou em Costa Rica, onde concluiu o ensino médio e aos 17 anos ingressou na corporação. A carreira do coronel Neidy inclui passagens pela Companhia de Trânsito, Policiamento Montado; 1° Batalhão, Comunicação Social; comando da Cavalaria; subcomando da PM de Corumbá e do Batalhão Rodoviário e o Centro de Equoterapia da PMMS, do qual ela é uma das fundadoras desde 2002.
Na eleição de 2022, Neidy recebeu 10.972 votos e é a atual suplente de deputada federal por MS. Nas redes sociais ela se descreve como “cristã, casada e mãe de dois”.

O vice de Camila Jara (PT) é o ex-governador e atualmente deputado estadual, José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT.
Nascido em Porto Murtinho, Zeca tem 74 anos, já foi bancário e governador do Estado de 1999 a 2007 e deputado federal por dois mandatos. Ele é formado em Direito, casado e tem três filhas. Zeca é fundador do PT em Mato Grosso do Sul e conseguiu cumprir dois mandatos a frente do Estado entre 1999 a 2007.
O vice do Jorge Batista Da Silva (PCO) é o campo-grandense Thiago de Carvalho Assad (PCO), de 39 anos. Ele se declarou jornalista e redator à Justiça Eleitoral, porém também informou ter ensino superior incompleto.
Em 2020, Thiago foi candidato a prefeito pelo mesmo partido, mas tiveram candidaturas indeferidas e foram impedidos de participar das eleições. O motivo foi falta de quitação eleitoral. Nas redes sociais não há muita informação sobre o candidato, apenas que morou em São Paulo (SP).
Lucas Gabriel de Souza Queiroz Batista, o “Luso Queiroz” (Psol) tem como vice a servidora pública estadual Eliane da Silva, de 44 anos, nascida em Campo Grande.
A vice usa como nome de urna “Lya Santos” e informou à Justiça que tem superior completo. Nas redes sociais ela diz sobre si: “mulher forte, madura e sei o que quero, como uma boa libriana amante da justiça e da humildade”.

O vice de Rosiane Modesto De Oliveira, a “Rose Modesto” (União Brasil), é o advogado e empresário campo-grandense Roberto Tarashigue Oshiro Júnior, de 46 anos. Ele é primeiro-secretário na ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.
Formado em Direito pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Roberto Oshiro tem pós-graduação em Direito Tributário pela Ibet (Instituto Brasileiro de Estudos Tributários) e é especialista nas áreas de Direito Imobiliário, Empresarial, Planejamento Tributário, Sucessório, Societário e Proteção Patrimonial.
Ele atuou como consultor empresarial em projetos de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e há mais de 20 anos ocupa o cargo de titular da Junta de Recursos Fiscais - órgão que julga todos os processos tributários da Capital.
Ubirajara Borges Martins (DC) tem como vice o empresário João Faria Alves, de 66 anos. Ele nasceu em Floreal (SP).
À Justiça Eleitoral, o candidato informou que tem ensino nédio completo e foi candidato a deputado estadual por Mato Grosso do Sul pelo partido Pode em 2018. Nas redes sociais, há a informação de que ele estudou na Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.