ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 24º

Política

Única vereadora na Câmara vai assumir presidência da comissão feminina

Anúncio das comissões foi feito ontem (23) enquanto membros estavam em Brasília (DF)

Ana Paula Chuva e Clayton Neves | 24/02/2021 20:26
Camila Jara (PT) é a única mulher na Câmara de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)
Camila Jara (PT) é a única mulher na Câmara de Campo Grande. (Foto: Henrique Kawaminami)

A vereadora Camila Jara (PT),  única mulher na Câmara, assumirá a presidência da comissão permanente que trata da pauta feminina, a de Cidadania, Direitos Humanos e de Proteção à Mulher, que também deve ter o nome mudado para ampliação das políticas públicas. Atualmente a liderança da pasta está com o vereador Clodoilson Pires (Podemos).

O  anúncio da composição foi feito durante a sessão de ontem (23), momento em que os integrantes da pasta estavam ausentes por estarem em Brasília, junto com o prefeito Marquinhos Trad (PSD),  e segundo Camila, eles ficaram surpresos quando retornaram para a Capital.

“Ficamos surpresos por eu não estar na presidência. O Clodeilson abriu mão da presidência porque nos reunimos  logo que voltamos de Brasília e ficou entendido que eu tinha de ser a presidente por uma questão de gênero. A vice-presidência continua com o vereador Ademar Vieira Júnior (PSD), o Júnior Coringa”, explicou Camila.

Sobre o possível desmembramento da pasta, Camila explicou que os integrantes discutiram  e optaram por uma ampliação da comissão para que possa abranger outros assuntos e não só a violência contra mulher.

“Como estava, abordava apenas a violência contra a mulher, sem levar em consideração lutas como igualdade salarial e geração de renda. Com a mudança para Comissão permanente de Direitos Humanos e Direito da Mulher, conseguiremos abordar todos os tipos de políticas públicas para as mulheres”, detalhou a vereadora.

Sessão de ontem, quando comissões foram anunciadas. (Foto: Marcos Maluf)
Sessão de ontem, quando comissões foram anunciadas. (Foto: Marcos Maluf)

No entanto, a ampliação será votada na sessão desta quinta-feira (25). Na edição do Diogrande de hoje foi publicada a composição atual da pasta com o vereador  Clodoilson Pires (Podemos) e a vice-presidência com Ademar Vieira Júnior (PSD), o Júnior Coringa. Valdir Gomes (PSD), Camila e João César Mattogrosso (PSDB) como membros.

Com a mudança, Camila ficará no comando da pasta e Clodoilson segue como membro da comissão. A vereadora continua como presidente da Comissão Permanente de Juventude, responsável por discutir sobre políticas públicas da juventude e fiscalizar programas governamentais.

O que são as comissões? Até ser levado para votação em plenário, todo Projeto de Lei passa por trâmites na Câmara Municipal. Após ser protocolada, a proposta começa a correr nas comissões permanentes, formada por bloco de cinco vereadores que analisam cada texto de acordo com o assunto pautado.

Nos siga no Google Notícias