ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Política

Validade da Lei da Ficha Limpa nas eleições de 2010 deve sair hoje

Aline dos Santos | 23/03/2011 08:42

O STF (Supremo Tribunal Federal) vai decidir nesta tarde sobre a validade da Lei da Ficha Limpa.

Hoje, a partir das 14h (horário de Brasília), os ministros vão analisar um processo que contesta a aplicação da lei nas eleições do ano passado.

A defesa do político Leonídio Henrique Correa Bouças (PMDB), de Minas Gerais, recorre contra a decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), que indeferiu o registro de sua candidatura ao cargo de deputado estadual, em razão de condenação por improbidade administrativa.

A defesa do político alega que a Lei da Ficha Limpa não poderia ter sido aplicada às eleições de 2010 e sustenta, ainda, que a decisão do TSE teria violado o preceito constitucional de que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória.

No ano passado, dois julgamentos no STF resultaram em empate em cinco a cinco. Agora, o Supremo conta com os 11 ministros e o “novato” Luiz Fux vai desempatar a votação.

O empate foi registrado por duas vezes no ano passado, durante o julgamento dos recursos do candidato ao Senado Jader Barbalho (PMDB-PA) e do ex-governador do Distrito Federal, Joaquim Roriz (PSC).

Nos siga no Google Notícias