A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

11/05/2009 14:50

Valter defende perdão das dívidas de produtores rurais

Redação

O senador Valter Pereira (PMDB/MS) esteve reunido com pequenos produtores rurais da região de Naviraí, cone sul do Estado, para discutir sobre a exclusão de Naviraí da lista dos municípios atingidos pela febre aftosa em 2007, situação que ampliou os prejuízos sofridos pelos produtores locais.

A reunião, que aconteceu no Parque de Exposições, contou com a presença do prefeito de Naviraí, Zelmo de Brida (PMDB), do vice-prefeito, Ronaldo Botelho (PMDB), vereadores e representantes das associações rurais.

A febre aftosa obrigou centenas de criadores a abater animais, diminuindo a capacidade de geração de renda e impossibilitando o pagamento de dívidas com o Banco do Brasil.

Os produtores das cidades de Itaquiraí, Mundo Novo, Eldorado, Japorã e Iguatemi estão na listagem e foram beneficiadas com o perdão de 95% das dívidas.

Naviraí ficou de fora e os produtores, principalmente os de leite, afirmam que também foram duramente castigados com a aftosa e querem ter direito ao benefício.

"Nosso município foi afetado pela febre aftosa. Muitos produtores da região abateram seus animais e ficaram sem condições de gerar renda e pagar suas dívidas. O que queremos é que olhem também por Naviraí", afirmou o vice-prefeito e Gerente de Desenvolvimento Econômico da cidade, Ronaldo Botelho.

O senador Valter Pereira recebeu dos representantes do Assentamento Juncal, com 113 famílias assentadas, o pedido para que o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) libere recursos para a ampliação das casas que já existem no local.

O presidente da Cooperativa de Trabalhadores Rurais de Mato Grosso do Sul, José Moraes, entregou ao senador um pedido para que seja desapropriada uma área em Naviraí para assentar famílias que trabalham com gado leiteiro.

"Os pequenos produtores precisam de condições para poder produzir, gerar renda e ter uma vida com qualidade. Esse é o sentido da reforma agrária", defendeu Valter Pereira.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions