ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Vereadores aprovam projeto para distribuição gratuita de absorventes

Vereadora Camila Jara (PT) propõe distribuição em escola e UBS, além de elaboração de cartilhas sobre o tema

Caroline Maldonado | 15/07/2021 12:52
Vereadora Camila Jara (PT) entregando absorvente higiênico ao vereador Otávio Trad (PSD), durante sessão de hoje (Foto: Divulgação Assessoria/Leandro Ribeiro)
Vereadora Camila Jara (PT) entregando absorvente higiênico ao vereador Otávio Trad (PSD), durante sessão de hoje (Foto: Divulgação Assessoria/Leandro Ribeiro)

Foi aprovado hoje (15), por unanimidade entre os vereadores, o projeto de lei que prevê a distribuição gratuita de absorventes higiênicos pela Prefeitura de Campo Grande. A proposta da vereadora Camila Jara (PT) detalha ainda outras ações de promoção da dignidade menstrual, de conscientização e informação sobre menstruação.

Panos, jornais e até miolos de pão são usados na falta de absorventes, segundo dados revelados pela vereadora. A situação gera impacto muito grande na vida das meninas e mulheres, fazendo com que muitas deixem de frequentar a escola por não ter condições financeiras de comprar absorventes.

A ideia é oferecer os absorventes nas escolas e UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Para convencer os colegas da importância do projeto, Jara exibiu um vídeo com depoimentos e dados acerca do assunto.

No vídeo, mulheres relatam constrangimento por usar panos ao invés de absorventes e momentos em que abandonaram a escola, enquanto dados confirmam o problema.

Para chamar atenção ao seu projeto, a vereadora distribuiu absorventes aos colegas, durante a sessão.

“Esse não é um assunto fácil de ser compreendido por quem não menstrua e isso torna meu trabalho mais difícil”, comentou Jara, ao defender o projeto e lembrar que é a única mulher a ocupar cadeira na Câmara Municipal.

O vereador Ronilço Guerreiro (Podemos) pediu para assinar o projeto junto a autora. O projeto foi aprovado com 28 votos a favor e nenhum contrário. Agora, o texto aguarda sanção do prefeito Marcos Trad (PSD), pois foi aprovado em única votação, em regime de urgência, já que hoje ocorreu a última sessão antes do recesso parlamentar.

Nos siga no Google Notícias